Bem-vindo ao Centro Islâmico Brasileiro - Últimos Artigos: Como devemos saudar o mês do Ramadan? - A virtude do Ramadan é alcançada pelo jejum em todos os dias - Parecer sobre aquele que esquece de repor jejuns perdidos - Por que os muçulmanos jejuam? - Responsabilidades de uma esposa para com seus pais - A sabedoria por trás do oferecimento da oração - A sabedoria provinda da prescrição do zakaah - Jogos, entre o que é lícito e o que é ilícito - Vontade e Decreto Divino - Condições das boas ações - Reflexão sob a visão do Islam - Como lidar com o vício das drogas? - Relações via Internet - Evidências para a validade do Islam - Razões detalhadas para o castigo no túmulo -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).


Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

A história de Lot (parte 1 de 2): A vida e os tempos de Sodoma
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos
Descrição: O profeta Lot adverte seu povo e os aconselha a obedecer a Deus.
Por Aisha Stacey (© 2015 IslamReligion.com)
Publicado em 21 Sep 2015 - Última modificação em 21 Sep 2015
Visualizado: 199 (média diária: 13) - Classificação: nenhum ainda - Classificado por: 0
Impresso: 0 - Enviado por email: 0 - Comentado em: 0

Categoria: Artigos > Crenças do Islã > Histórias dos Profetas

Deus enviou todos os profetas a seus povos com uma mensagem, adorar somente a Deus, e não associar coisa ou pessoa alguma na adoração com Ele.  Entretanto, Deus enviou o profeta Muhammad para toda a humanidade.  Embora sua mensagem fosse a mesma, ele veio com uma lei nova, que cobria todos os povos, em todos os lugares, em todas as épocas, mesmo em um futuro distante continuando até o Dia do Juízo.  A revelação de capítulos diferentes do Alcorão era frequentemente em resposta a um evento particular ou experiências do profeta e seus seguidores.  As histórias no Alcorão ensinam lições, fornecem o pano de fundo histórico da humanidade e demonstram a natureza de Deus.  A história do profeta Lot é uma particularmente pertinente no século 21.

Em muitas cidades ao redor do mundo não é seguro caminhar pelas ruas, mesmo durante o dia.  Assassinatos, roubo de identidades e drogas existem em abundância.  Hoje em dia a maioria das crianças já se encontrou com usuários e traficantes de drogas.  O álcool está disponível livremente em lojas de esquina, mesmo que seja responsável pela ruptura de famílias, violência doméstica e corrosão da sociedade.  A pedofilia está desenfreada, assim como a pornografia infantil e o tráfico humano.  Estilos de vida degenerados são aceitos e até vistos como normais.  Essa descrição retrata um mundo assustador e fora de controle, mas ele é realmente tão diferente do mundo da época do profeta Lot?

O povo de Lot vivia em uma sociedade muito semelhante a nossa.  Era corrupta, as pessoas não tinham vergonha, criminosos e atividades criminosas eram abundantes e os que passavam pela cidade de Sodoma se arriscavam a serem roubados ou a sofrerem abuso físico.  A atmosfera geral da cidade não era a de uma sociedade coesa.  O povo de Lot não tinha moral, padrões e vergonha.  A homossexualidade era abundante e não existia em um vácuo, era pare de um estilo de vida que não só a permitia, mas também encorajava vício e corrupção.  Foi para essa cidade que Deus enviou o profeta Lot e sua mensagem era para adorarem somente a Deus.  Entretanto, o desejo e a disposição de obedecer aos comandos de Deus estão imbuídos na adoração?  O povo de Sodoma estava satisfeito com seus modos corruptos e não tinham vontade de suprimi-los.  Lot se tornou um incômodo e suas palavras foram ignoradas.

O profeta Lot conclamou as pessoas a abrirem mão de suas atividades criminais e comportamento indecente, mas elas se recusaram a ouvir.  Lot confrontou seu povo e os advertiu.  Destacou sua corrupção, atividades criminais e comportamento sexual não natural.

"Não temeis (a Deus)? Sabei que sou, para vós, um fidedigno mensageiro. Temei, pois, a Deus, e obedecei-me! Não vos exijo, por isso, recompensa alguma, porque a minha recompensa virá do Senhor do Universo." (Alcorão 26:161-164)

Nos últimos 20 ou 30 anos tornou-se comum falar sobre homossexualidade como uma maneira natural de vida. Entretanto, de acordo com a lei de Deus e em todas as três religiões celestiais (Judaísmo, Cristianismo e Islã) isso não é aceitável.  A ideia nova de que a homossexualidade é determinada geneticamente de alguma forma também é rejeitada pelo Islã.  O Alcorão afirma claramente que as pessoas de Sodoma foram as primeiras a praticar essa aberração sexual.

"Cometeis abominação como ninguém no mundo jamais cometeu antes de vós, Acercando-vos licenciosamente dos homens, em vez das mulheres. Realmente, sois um povo transgressor."

O povo de Sodoma tinha chegado a tal nível de degradação que não tinham mais vergonha.  Cometiam seus atos não naturais em público ou em privado.  Satanás estava entre eles e, como é do jeito dele, fez suas ações parecerem justas e saudáveis.  Quando Lot insistiu para que mudassem seu estilo de vida desregrado, quiseram expulsá-lo da cidade como se conclamando à pureza ele estivesse cometendo um grande pecado.  O povo de Sodoma disse a Lot: "Se não desistires, Ó Lot, contar-te-ás entre os desterrados!" (Alcorão 26:167) Lot expressou abertamente sua irritação e fúria pelas ações maléficas e atos não naturais, e clamou a Deus para salvá-lo e a sua família do mal das pessoas de Sodoma.

Em outra parte do mundo o profeta Abraão, tio do profeta Lot, recebia três convidados.  Conhecido por sua generosidade, o profeta Abraão assou uma vaca, mas para sua decepção os convidados se recusaram a comer.  Isso era muito incomum.  Os viajantes geralmente estão com fome e o fato desses convidados recusarem sua generosidade deixou o profeta Abraão muito desconfortável.  Os convidados viram o desconforto e tentaram acabar com os temores dele.  Disseram: "Não tenhas medo!" (Alcorão 15:53) Os temores dele abrandaram e o profeta Abraão perguntou aos convidados o que os tinha trazido à cidade.  Responderam: "Fomos enviados a um povo que é criminoso, descrente, politeísta e pecador." (Alcorão 15:58)

O povo de Sodoma tinha se corrompido, acreditando que seu estilo de vida degradado era aceitável.  Infelizmente no século 21 nos tornamos tão acostumados ao mal e à ignorância, que não somos mais capazes de responder da maneira correta.  Damos desculpas e tentamos justificar o comportamento maléfico, mas o fato é que quando as pessoas continuamente desrespeitam e desobedecem abertamente a Deus, devemos ficar ultrajados. Os anjos pediram licença ao profeta Abraão e seguiram para a cidade de Sodoma, em busca do profeta Lot e de sua família.

http://www.islamreligion.com/pt/articles/1872/historia-de-lot-parte-1-de-2/

Hierarquia do Artigo:
Artigos Histórias dos Profetas A história de Lot (parte 1 de 2): A vida e os tempos de Sodoma


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2021. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2021 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo