Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

A Sabedoria por trás das Calamidades
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

 

Sim, há uma grande sabedoria por trás calamidades, incluindo o seguinte:

1 – Alcançar a verdadeira submissão e servidão ('ubudiyyah) a Allah, o Senhor dos Mundos.

Muitas pessoas servem apenas aos seus próprios caprichos e desejos e não são verdadeiros servos de Allah. Se dizem servos de Allah, mas quando são testados dão as costas a Ele e se perdem neste mundo e no outro, e isso é uma perda evidente. Allah diz (interpretação do significado):

"E, dentre os homens, há quem adore a Allah com restrições. Então, se o alcança um bem, tranquiliza-se, mas se o alcança uma provação, desvia sua face, renega sua Fé. Perde a vida terrena e a Derradeira Vida. Essa é a evidente perdição!"[al-Hajj 22:11] .

2 – Provações preparam os crentes para prevalecer sobre a terra

Foi dito ao Imam al-Shaafa'i (que Allah tenha misericórdia dele): Qual é melhor, a paciência ou as provações ou a dominância? Ele disse: Dominância é o nível atingido pelos Profetas, e não pode haver dominância sem provações. Se uma pessoa é provada, vai se tornar paciente, e se permanecer paciente, prevalecerá.

3 – Expiação dos pecados

Al-Tirmidhi (2399) narrou que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "as provações vão continuar a acontecer aos crentes,  homem ou mulher, ao seu filho e à sua riqueza até que ele se encontre com Allah, sem pecado." Narrado por al-Tirmidhi (2399), classificado como sahih por al-Albani, emal-Silsilah al-Sahihah, 2280.

Foi narrado que Anas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Quando Allah quer o bem para Seu servo, Ele apressa a punição para ele neste mundo; e quando Allah quer o mal para Seu servo, ele retém a punição por seus pecados e seu pecado até que ele venha com todos os seus pecados no Dia da Ressurreição." Narrado por al-Tirmidhi (2396); classificado como sahih por al-Albani, emal- Silsilah al-Sahihah(1220).

4 – Obtenção de recompensa e aumento do estatuto

Muslim (2572) narrou que 'Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "O crente não é prejudicado por uma aflição ou algo maior, sem que, desse modo, Allah  aumente seu estatuto, ou apague um de seus pecados."

5 - Calamidades proporcionam uma oportunidade para pensar sobre as falhas, deficiências e erros do passado

Pois se isso é um castigo, qual seria o pecado?

6 – Calamidade é uma lição no Tawhid (monoteísmo), fé e confiança em Allah

Isso mostra, em um sentido prático, o que você realmente é, então, você perceberá que é um servo fraco, que não tem nenhuma força ou poder, exceto com o seu Senhor, assim irá, verdadeiramente, colocar sua confiança n'Ele, e se voltará a Ele de fato, deixará de lado sua posição, orgulho, arrogância, auto admiração e negligência, e entenderá que é pobre e precisa de seu Senhor, que você é fraco e precisa se voltar para o Mais Forte, o Todo-Poderoso, Glorificado seja.

Ibn al-Qayyim disse:
Se Allah não tratasse seus servos com o recurso das provações e calamidades, eles transgrediriam tanto que ultrapassariam o permitido. Quando Allah quer o bem para Seus servos Ele lhe dá a cura através das calamidades e provações de acordo com a sua situação, de modo a curá-lo de todas as doenças fatais e enfermidades, até que Ele o purifique e limpe, e assim, faça com que seja qualificado para a mais honrosa posição neste mundo, que é a de ser um verdadeiro servo de Allah ('ubudiyyah), e, para a maior recompensa na Outra Vida, que é vê-Lo e estar perto d'Ele. Fim de citação. Zaad al-Ma'aad, 4/195
7 – Calamidades eliminam a auto admiração de nossos corações e os aproxima mais de Allah

Ibn Hajr disse: Yunus ibn Bukair narrou emZiyaadaat al-Maghaazique al-Rabi' ibn Anas disse: Um homem disse no dia de Hunain: "Nós jamais seremos derrotados hoje por falta de quantidade". Isso perturbou o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e então eles foram derrotados.

Ibn al-Qayyim disse emZaad al-Ma'aad(3/477):
Em Sua sabedoria, Allah decretou que os muçulmanos deveriam primeiro sentir o gosto amargo da derrota, apesar de seu grande número e equipamentos e força suficientes, de modo a humilhar alguns indivíduos que se sentiam orgulhosos como resultado da conquista de Makkah, os quais não tinham entrado em Sua terra e Seu santuário como o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) entrou: inclinando sua cabeça enquanto montava em seu cavalo de forma que o queixo quase tocava a sela, mostrando humildade diante do seu Senhor.
Allah diz (interpretação do significado):

"E para que Allah purifique os que creem e extermine os renegadores da Fé"[Aal 'Imraan 3: 141].

Al-Qaasimi (4/239) disse:
Ou seja, para limpá-los e purificá-los do pecado, do orgulho e da arrogância. Ele também os purifica dos hipócritas, e os faz se diferenciarem deles... Então, Ele menciona outra razão, que é "extermine os renegadores da Fé", pois se estes prevalecerem, irão transgredir e ultrapassar o permitido, o que será causa de sua queda e destruição. As leis de Allah ditam que, quando Ele quer destruir seus inimigos e eliminá-los, Ele coloca diante deles os meios que os conduzirão à sua destruição e erradicação, entre o maior dos quais, após a sua incredulidade (kufr), está a sua transgressão e tirania na perseguição, opondo-se e lutando contra Seus amigos íntimos... Allah destruiu aqueles que travaram guerra contra Seu Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) no dia da Uhud e persistiram na incredulidade. Fim de citação.
8 – Demonstrar a verdadeira natureza das pessoas, pois existem pessoas cuja virtude é desconhecida até que uma calamidade as aflija

Al-Fudayl ibn 'Iyaad disse: Enquanto as pessoas estão bem, sua verdadeira natureza está escondida, mas quando calamidade os aflige suas verdadeiras naturezas são reveladas, assim o crente recorre à sua fé e o hipócrita recorre à sua hipocrisia.

Al-Bayhaqi narrou em al-Dalaa'il que Abu Salamah disse: Muitas pessoas estavam confusas - após a viagem noturna, al Isra' - e algumas pessoas chegaram a Abu Bakr e disseram-lhe isso. Ele disse: "Eu testemunho que ele está dizendo a verdade." Eles disseram: "Você acredita que ele foi para o Sham (região da Palestina, Síria, Líbano e Jordânia) em uma noite, depois voltou para Makkah?" Ele disse: "Sim, e eu acredito nele em mais do que isso, eu acredito no que o que ele diz sobre a Revelação que lhe vem do céu." E por causa disso, ele foi nomeado al-Siddiq.

9 - Calamidades fortalecem a determinação das pessoas

Allah escolheu para o Seu Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) uma vida dura preenchida com todos os tipos de dificuldades desde tenra idade, a fim de prepará-lo para a grande missão que o aguardava, que ninguém poderia suportar, senão o mais forte dos homens, quem passou dificuldades e que foi testado com calamidades e as suportou com paciência.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nasceu órfão de pai, e não foi muito antes do falecimento de sua mãe.

Allah lembrou o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) quando Ele disse (interpretação do significado):

"Porventura, (Ó Muhammad) não te encontrou órfão e te amparou?"[al-Duha 93:6]

É como se Allah quisesse preparar o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) para assumir a responsabilidade e suportar as dificuldades desde tenra idade.

10 – Outra razão por trás das calamidades e dificuldades é que uma pessoa se torna capaz de distinguir entre os verdadeiros amigos e amigos que só têm os seus próprios interesses no coração.

11 – Calamidades lembram-no de seus pecados, de modo que você pode se arrepender deles.

Allah diz (interpretação do significado):

"O que quer de bom que te alcance emana de Allah, e o que quer de mau que te alcance provém de ti mesmo." [al-Nisa '4:79]

"E o que quer que vos alcance de desgraça, é pelo que vossas mãos cometem. E Ele perdoa muitas coisas." [al-Shura 42:30]

Calamidades oferecem uma oportunidade para se arrepender antes que venha a maior punição no Dia da Ressurreição. Allah diz (interpretação do significado):

"E, em verdade, fá-los-emos experimentar algo do castigo menor (o castigo terreno), antes do castigo supremo (na Vida Vindoura), para que (se arrependam) e retornem (aceitem o Islam)." [al-Sajdah 32:21]

O "castigo menor" é o sofrimento neste mundo e as coisas ruins que acontecem a uma pessoa.

Se a vida continua a ser fácil, a pessoa pode tornar-se vaidosa e arrogante, e pensar que não tem nenhuma necessidade de Allah, por isso, por Sua misericórdia Ele prova as pessoas para que possam voltar para Ele.

12 – Calamidades mostram a verdadeira natureza deste mundo e sua transitoriedade, e que são conveniências temporárias, e nos mostra que a verdadeira vida é aquela que está além deste mundo, uma vida em que não há nenhuma doença ou exaustão.

"E esta vida terrena não é senão entretenimento e diversão. E, por certo, a Morada na Vida Vindoura é a verdadeira Vida. Se soubessem!" [al-'Ankabut 29:64]

Mas esta vida é apenas sofrimento e exaustão.

"Com efeito, criamos o ser humano em uma atmosfera de tribulações." [al-Balad 90:4]

13 – Calamidades nos lembram das grandes bênçãos de boa saúde e facilidade.

Esta calamidade mostra, da forma mais clara, o significado de saúde e facilidade que você tem gozado por muitos anos, mas não prova sua doçura ou não a aprecia totalmente.

Calamidades nos lembram das bênçãos e d'Aquele que as concede a nós, e nos levam a agradecer e louvar a Allah por Suas bênçãos.

14 – Anseio pelo Paraíso

Você nunca vai desejar tanto o Paraíso até que sinta o gosto amargo deste mundo. Como pode você ansiar pelo Paraíso quando está satisfeito com este mundo?

Isso é um pouco da sabedoria por trás das calamidades, e os interesses obtidos por meio delas, e a sabedoria de Allah é grande de fato

E Allah sabe mais.

 

https://islamqa.info/pt/answers/35914/a-sabedoria-por-tras-das-calamidades

Hierarquia do Artigo:
Artigos Adoração e Prática A Sabedoria por trás das Calamidades


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2023. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo