Bem-vindo ao Centro Islâmico Brasileiro - Últimos Artigos: Como devemos saudar o mês do Ramadan? - A virtude do Ramadan é alcançada pelo jejum em todos os dias - Parecer sobre aquele que esquece de repor jejuns perdidos - Por que os muçulmanos jejuam? - Responsabilidades de uma esposa para com seus pais - A sabedoria por trás do oferecimento da oração - A sabedoria provinda da prescrição do zakaah - Jogos, entre o que é lícito e o que é ilícito - Vontade e Decreto Divino - Condições das boas ações - Reflexão sob a visão do Islam - Como lidar com o vício das drogas? - Relações via Internet - Evidências para a validade do Islam - Razões detalhadas para o castigo no túmulo -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).


Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

A sabedoria provinda da prescrição do zakaah
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

https://www.quranhost.com/wp-content/uploads/2020/02/Zakat.jpg

 

Em primeiro lugar:

Deve ser observado que Allah não prescreve nada que não seja pelas melhores razões, ou que não alcance os melhores interesses. Allah é o Onisciente, O que abrange todas as coisas com o seu conhecimento, e Ele é o Sapientíssimo, Aquele que não prescreve nada sem uma razão.

Em segundo lugar:

Com relação à razão para a prescrição do zakaah, os estudiosos têm mencionado muitas razões para isso, incluindo as seguintes:

1 – Para completar e aperfeiçoar o Islam da pessoa, pois o zakaah é um dos pilares do Islam. Se a pessoa cumpre com isso, seu Islam é completo. Sem dúvida, este constitui um objetivo importante para todos os Muçulmanos, e cada Muçulmano crente vai se esforçar para aperfeiçoar sua fé.

2 – É indicativo da sinceridade na fé da pessoa, porque a riqueza é querida pelo ser humano, e algo amado não será abandonado, exceto por alguma outra coisa que seja tão ou mais amada, ou melhor, por algo que seja mais amado. Por isso, é chamado sadaqah, por ser indicativo da sinceridade (sidq) do desejo de uma pessoa em agradar a Allah, Exaltado seja.

3 – Ele limpa o caráter da pessoa que o dá, de modo que seja salvo da avareza e seja contado entre os generosos, pois quando se acostuma a dar – seja conhecimento ou riqueza ou fazendo uso de sua posição para ajudar os outros – esta doação se torna característica da pessoa e passa a fazer parte de sua natureza, até que, caso haja um dia em que ele não possa dar, fica aborrecido. Como o caçador que se acostuma à caça, se um dia ele não caça, fica ansioso. Da mesma forma, aquele que se acostumou a ser generoso vai se sentir ansioso se não der um pouco de sua riqueza ou se algum dia não usar sua posição para ajudar os outros.

4 – O zakkah alegra o coração. Se uma pessoa dá algo, especialmente a riqueza, sente uma sensação de alegria. Isso é algo testado e provado, mas está sujeito à condição de que se dê de bom grado e voluntariamente, não com avareza.

Ibn al-Qayyim disse em Zaad al-Ma'aad que o ato de doar e a generosidade são meios de alegrar o coração, mas ninguém se beneficia disto, exceto quem dá com alegria e boa vontade; e dá a riqueza com o coração, antes de dá-la com as mãos. Quanto àquele que dá com sua mão, mas seu coração ainda está ligado à riqueza, seu coração jamais se beneficiará dessa doação.

5 – Ele eleva a pessoa ao grau dos verdadeiros crentes. "Nenhum de vós verdadeiramente crê até que deseje para seu irmão o que deseja para si mesmo." Assim como você gosta de receber dinheiro, com o qual pode satisfazer suas necessidades, deve também gostar de dar a seu irmão, assim, estará aperfeiçoando sua fé.

6 – É um dos meios de entrar no Paraíso, porque o Paraíso é para aquele que "fala boas palavras, propaga (a saudação de) salaam, alimenta os famintos e ora à noite, quando as pessoas estão dormindo." E todos nós estamos nos esforçando para entrar no Paraíso.

7 – Faz da sociedade muçulmana como uma única família, na qual aqueles que têm melhores condições mostram compaixão para com aqueles que não têm meios, e os ricos mostram compaixão para com os que estão em dificuldades. Desta forma, a pessoa sente que tem irmãos a quem ele deve fazer o bem, assim como Allah tem sido bom para ele. Allah diz (interpretação do significado):

"e sê amável, como Allah tem sido para contigo" [al-Qasas 28:77]

Assim, a ummah muçulmana torna-se como uma única família. Isto é o que se conhece hoje em dia como "segurança social", mas o zakaah é melhor do que isso, pois a pessoa o está pagando como um dever obrigatório e beneficiando, assim, seus irmãos.

8 – Ele extingue as chamas da revolta entre os pobres; talvez um homem pobre se sinta provocado ao encontrar um homem que pode andar em qualquer tipo de veículo que quiser, e viver em qualquer tipo de palácio que quiser, e comer qualquer tipo de comida que desejar, ao passo que ele não tem meios de transporte além seus próprios pés, e pode dormir apenas no chão, e assim por diante, indubitavelmente, ele sentirá algum tipo de ressentimento em seu coração.

Mas se os ricos forem generosos com os pobres, impedirão a revolta e acalmarão sua raiva e eles dirão: "temos irmãos que nos reconhecem em tempos de dificuldades", de modo que sentirão amor em relação aos ricos.

9 – O zakkah inibe crimes financeiros, tais como assaltos, roubos e afins, porque os pobres terão o suficiente para satisfazer suas necessidades, e vão isentar os ricos de culpa, pois estão dando-lhes um pouco de sua riqueza, e reconhecerão que estão sendo bem tratados, então não vão transgredir contra eles.

10 – A salvação do fogo do Dia da Ressurreição. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Todo homem estará na sombra da sua caridade no Dia da Ressurreição." Classificado como sahih por al-Albani em Sahih al-Jaami' (4510). E ele – "...um homem que dá caridade e oculta tanto que sua mão esquerda não saiba o que sua mão direita faz" –estará listado entre os que Allah vai abrigar do calor com a Sua sombra no Dia em que não haverá nenhuma sombra, exceto a Sua.

11 – Pagar o zakkah leva o homem a aprender sobre as leis de Allah, uma vez que ele nunca poderá pagar seu zakaah sem que antes tenha aprendido as decisões sobre o zakaah, os tipos de riqueza que estão sujeitas ao Zakaah, quem tem direito a recebê-lo, e outras informações necessárias.

12 – Ele purifica a riqueza, de modo que esta aumentará literal e metaforicamente. Se uma pessoa dá caridade de sua riqueza, isso o protegerá dos problemas, e Allah aumentará sua provisão por causa de sua caridade. Uma vez que é dito no hadith: "A riqueza nunca diminui por causa da caridade." Narrado por Muslim, 2588. Isso é algo testado e provado, porque a riqueza de um avarento pode ser atingida por algo que a destrói, toda ou grande parte dela, como fogo, ou grandes perdas, ou alguma doença que o obrigue a procurar tratamento, o com o qual gastará grande parte de sua riqueza.

13 - É um meio de atrair bênçãos. O hadith diz: "Nenhum povo jamais retém o zakaah de sua riqueza, sem que a chuva seja retida no céu."

Classificado como sahih por al-Albani em Sahih al-Jaami', 5204.

14 – "A caridade dada em segredo extingue a ira do Senhor", como foi narrado do Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e classificado como sahih por al-Albani em Sahih al-Jaami', 3759.

15 – O zakaah afasta uma morte ruim.

16 – Ele combate a calamidade que vem do céu e a impede de chegar à Terra.

17 – Ele expia os pecados. O Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "A caridade extingue pecados como a água apaga o fogo." Classificado como sahih por al-Albani em Sahih al-Jaami', 5136.

Veja: al-Sharh al-Mumti', 6 / 4-7.

 

https://islamqa.info/pt/answers/43609/a-sabedoria-provinda-da-prescricao-do-zakaah

Hierarquia do Artigo:
Artigos O Islam A sabedoria provinda da prescrição do zakaah


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2021. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2021 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo