Bem-vindo ao Centro Islâmico Brasileiro - Últimos Artigos: Como devemos saudar o mês do Ramadan? - A virtude do Ramadan é alcançada pelo jejum em todos os dias - Parecer sobre aquele que esquece de repor jejuns perdidos - Por que os muçulmanos jejuam? - Responsabilidades de uma esposa para com seus pais - A sabedoria por trás do oferecimento da oração - A sabedoria provinda da prescrição do zakaah - Jogos, entre o que é lícito e o que é ilícito - Vontade e Decreto Divino - Condições das boas ações - Reflexão sob a visão do Islam - Como lidar com o vício das drogas? - Relações via Internet - Evidências para a validade do Islam - Razões detalhadas para o castigo no túmulo -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).


Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

A virtude do Ramadan é alcançada pelo jejum em todos os dias
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

https://muslimvillage.com/wp-content/uploads/2019/03/dates-hands-3782728_900.jpg

 

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

Foi narrado que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Quem quer que jejue o Ramadan por fé e na esperança de recompensa, seus pecados anteriores serão perdoados". Narrado por al-Bukhari (38) e Muslim (759).

O jejum do Ramadan só é alcançado se todos os dias forem jejuados. Se alguém não jejua todo ele, não pode ser descrito como tendo jejuado no Ramadan; ao contrário, ele pode ser descrito como tendo jejuado em parte ou jejuado o mês, exceto alguns dias.

Al-Kermaani (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

As palavras "jejum do Ramadan" significam: no mês do Ramadan. Se você perguntar: É suficiente fazer o mínimo do que pode ser descrito como jejum, mesmo que se jejue apenas um dia, para que se esteja incluído neste hadith?

Eu digo: habitualmente, não se pode dizer que alguém jejuou no Ramadan, a menos que tenha jejuado o mês inteiro. O contexto indica claramente isso.

Se você perguntar sobre quem teve uma desculpa, como quem está doente e não jejuou durante o mês, e se ele não estivesse doente, ele teria jejuado, pois sua intenção era de jejuar, porém foi impedido por esta razão: ele está incluído nesse hadith?

Eu digo: Sim, assim como a pessoa doente que reza sentada porque tem uma razão, ele terá a recompensa de quem reza em pé. Isto foi afirmado pelos principais sábios.

Fim da citação de al-Kawaakib ad-Daraari (1/159).

O Shaikh Mahmoud Khattaab as-Subki (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

As palavras “Quem quer que jejue o Ramadan…” se refere a quem jejua todos os dias do mês.

No que diz respeito àquele que quebra o jejum em alguns dias sem razão, ele não alcançará essa recompensa.

Quem quebrar o jejum devido a uma razão válida terá a recompensa, se fizer o que é obrigado a fazer para compensar os dias perdidos ou alimentar os pobres, assim como quem reza sentado por uma razão válida terá a recompensa de quem reza em pé.

Fim da citação de al-Manhal al-‘adhb al-Mawrud Sharh Sunan Abi Dawud (7/308).

Em segundo lugar:

Qualquer um na mesma posição que essa pessoa deve observar que, se tiver perdido a oportunidade de alcançar essa grande virtude (de jejuar durante todo o mês do Ramadan), há outras oportunidades de se alcançar virtudes e ele deveria se apressar a procura-las, o mais importante disso é o arrependimento sincero.

Por favor, consulte a resposta para a pergunta n° 13693.

No Ramadan, existem outras ações justas que expiarão os pecados, além do jejum. Uma dessas ações é passar as últimas dez noites do Ramadan em oração, por fé e esperança de recompensa. Talvez aquele que passa essas noites em oração possa encontrar a Lailat al-Qadr; e passar aquela noite em oração trará o mesmo perdão dos pecados que o jejum do Ramadan.

Foi narrado que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem quer que passe a Lailat al-Qadr em oração, por fé e na esperança de recompensa, seus pecados anteriores serão perdoados." Narrado por al-Bukhari (35) e Muslim (760).

Consulte a pergunta n° 25 para obter informações sobre as oportunidades mais importantes para se praticar boas ações no Ramadan.

Também recomendamos que você leia os livros al-Khisaal al-Mukaffirah li'dh-Dhunub de al-Haafiz Ibn Hajar al-'Asqallaani e al-Khisaal al-Mukaffirah li'dh-Dhunub por Shams ad-Din ash-Sharbini .

E Allah sabe melhor.

 


https://islamqa.info/pt/answers/312009/a-virtude-do-jejum-do-ramadan-e-alcancada-pelo-jejum-em-todos-os-dias-deste-mes

Hierarquia do Artigo:
Artigos Ramadan A virtude do Ramadan é alcançada pelo jejum em todos os dias


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2021. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2021 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo