Bem-vindo ao Centro Islâmico Brasileiro - Últimos Artigos: O Estatuto da Família no Islam - Ensinamentos islâmicos sobre o controle de doenças contagiosas - Causas da apatia na fé e como remediar - O Pecado e Seus Efeitos em Quem os Comete - O que fazer quando a fé em seu coração está esmorecendo? - Significado da crença em al-Qadar (a vontade e o decreto divinos) - Os Profetas são Iguais? - A virtude de fazer muitos jejuns voluntários no mês de Muharram - Qual a virtude do mês de Muharram? - A facilidade para se converter ao Islam - A Realidade da Crença nos Mensageiros - O verdadeiro significado de ‘ubudiyah (verdadeira submissão a Allah) - Adoração é amor e veneração, não é oneroso ou difícil - Capítulo 106, Coraix (Os Coraixitas) - Capítulo 63, versículos 9-11: Não se torne um dos perdedores -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).


Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

Adoração é amor e veneração, não é oneroso ou difícil
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

 

A adoração não é tão onerosa e difícil que o Muçulmano precise ter um descanso dela. Pelo contrário, é um ato de amor e veneração de Allah, Exaltado seja. O que motiva a pessoa a fazê-la é o amor sincero de Allah e o grande anseio por Ele; o Muçulmano humilda-se em adoração perante o seu Senhor, clamando-O, conversando com Ele, voltando-se a Ele, colocando sua esperança em Sua misericórdia, buscando Sua graça e generosidade e proximidade com Ele. Aquele que é assim não pedirá para se livrar desta adoração; Ele só pedirá mais oportunidades para adoração e obediência. Ele será como o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) que costumava dizer: "Que encontremos conforto nisso - ou seja, na oração - Ó Bilaal".

Ibn al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Não há dúvida de que a perfeita servidão a Allah é parte do amor perfeito, e o amor perfeito está ligado à perfeição do Amado em si mesmo, porque Allah, Glorificado seja, é completamente e absolutamente perfeito em todos os aspectos, e não poderia ter quaisquer imperfeições de qualquer tipo. Para aquele que é assim, nada pode ser mais caro para o coração das pessoas do que Ele; enquanto seus princípios e a razão estiverem sãos, é inevitável que Ele seja o mais querido de todas as coisas em seus corações. Sem dúvida, o amor a Ele leva à submissão e obediência a Ele, buscando Seu prazer, fazendo o máximo em adorá-Lo e voltando-se a Ele. Este é o melhor e mais forte motivo para fazer atos de adoração. Mesmo que não houvesse mandamentos e proibições, nenhuma recompensa e castigo, a pessoa faria o seu melhor e dedicaria seu coração ao verdadeiro Deus. Portanto, um dos salaf disse: Amá-Lo me motiva de tal maneira que é ainda mais forte do que os Seus comandos. E 'Umar disse sobre Suhaib: Mesmo que ele não temesse a Allah, ele não O desobedeceria...

O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava ficar em oração até que seus pés ficassem inchados. Foi dito a ele: Fazes isto apesar de os teus pecados passados e futuros terem sido perdoados? Ele disse: "Eu não deveria ser um servo agradecido?"

Allah é adorado, louvado e amado porque Ele merece isso; de fato, o que Ele merece de adoração de Seus servos é algo que está além de suas capacidades e força de vontade, e suas mentes não podem imaginar isso. Ninguém entre Sua criação pode adorá-Lo como Ele realmente merece ser adorado, e ninguém pode amá-Lo e louvá-Lo como Ele merece. Daí o melhor, o mais perfeito de Sua criação, o mais conhecedor Dele, aquele que era mais querido e mais obediente a Ele, disse: "Eu não posso louvar-Te o suficiente." E ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse que suas ações não eram suficientes para que ele fosse salvo, como disse: "Ninguém será salvo por suas ações". Eles disseram: “Nem mesmo tu, Ó Mensageiro de Allah?” Ele respondeu: "Nem mesmo eu, a menos que Allah me envolva em Sua misericórdia e graça." Que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele, sobre a variedade daquilo que Ele criou nos céus, daquilo que Ele criou na terra, daquilo que está entre eles, e daquilo que Ele é o Criador. De acordo com o conhecido hadith marfu’, existem alguns de Seus anjos que têm prostrado para Allah e nunca levantaram suas cabeças desde que foram criados, e há alguns que se curvam e nunca levantaram suas cabeças, desde que foram criados (e permanecerão assim) até o Dia da Ressurreição, e no Dia da Ressurreição eles dirão: Glória a Ti, não Te adoramos como mereces ser adorado. Fim de citação.

Miftaah Daar al-Sa‘aadah, 2/88-90

 

https://islamqa.info/pt/answers/125994/adoracao-e-amor-e-veneracao-nao-e-oneroso-e-dificil

Hierarquia do Artigo:
Artigos Adoração e Prática Adoração é amor e veneração, não é oneroso ou difícil


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2019. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2019 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo