Bem-vindo ao Centro Islâmico Brasileiro - Últimos Artigos: Uma perspectiva filosófica sobre a singularidade do Alcorão - Tema a Deus onde quer que esteja - Deus & os limites da imaginação humana - Capítulo 3, Aali-Imran (A Família de Imran) (parte 2 de 3) - Capítulo 3, Aali-Imran (A Família de Imran) (parte 1 de 3) - Capítulo 7, Al-A’raaf (Os Cimos) (parte 3 de 3) - Capítulo 6, Al-An’am (O Gado) (parte 3 de 3) - Capítulo 7, Al-A’raaf (Os Cimos) (parte 2 de 3) - Capítulo 7, Al-A’raaf (Os Cimos) (parte 1 de 3) - Capítulo 6, Al-An’am (O Gado) (parte 2 de 3) - Capítulo 6, Al-An’am (O Gado) (parte 1 de 3) - Muhammad & o último dos monoteístas - Sorriso, raiva e consciência plena no Islã (parte 3 de 3) - A cobiça vos entreterá - Confie em Deus e não desista -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).


Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

A importância dos Dez Primeiros Dias do Mês de Zul Hijja
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos
Em nome de Allah, O Misericordioso, O Misericordiado

A Importância dos 10 primeiros dias do mês de Dhul Hijjah

Na aula de hoje falaremos, insha Allah, sobre a importância dos 10 primeiros dias do mês de Dhul Hijjah, que corresponde ao último mês do calendário islâmico, o que comprova sua importância, e quais atos são sunnah para serem praticados nesses dias.

Antes de mais nada, devemos saber que a melhor forma de demonstrarmos nosso amor pelo Mensageiro de Allah Muhamad SAAS é reavivando sua Sunnah e se esforçando ao máximo para seguir tudo o que ela nos ensina. Infelizmente, muitas pessoas têm se apegado às bidaas (inovações) mais do que à sunnah, e como sabemos, é dever de cada muslim buscar o conhecimento e se ater somente aquilo que tem fundamento no Quran e na Sunnah Sahiha (Autêntica). O Profeta SAAS disse: “Deixei 2 coisas que se vocês se apegarem a elas jamais se desviarão: O Livro de Allah (o Quran) e a minha Sunnah”. Portanto irmãos, por Allah tomemos cuidado com as inovações, pois toda inovação é extravio, e o extravio leva ao inferno. Antes de fazermos qualquer coisa correspondente a atos de adoração vamos recorrer ao Quran e à Sunnah e ver se há fundamento neles, se tiver sigamos em frente, se não tiver que nos afastemos delas, pois por mais “virtuosa” que pareça este ato de adoração, na verdade estará nos levando ao extravio, pois a religião foi completada antes mesmo da morte do Profeta SAAS, e não há virtude em atos de adoração não praticados pelo Profeta SAAS nem pelos seus companheiros. Por isso o Mensageiro de Allah SAAS: “Aquele que tentar introduzir em nossa religião algo que não faça parte dela será rechaçado” . E disse Allahu Taala :

“E (o Senhor ordenou-vos, ao dizer): Esta é a Minha senda reta. Segui-a e não sigais as demais, para que estas não vos desviem da Sua” 6:153

Tenham em mente que toda vez que uma bidaah é divulgada e passa a ser praticada pelas pessoas, uma sunnah está morrendo. Então é dever de todo o muslim reavivar a sunnah do Mensageiro de Allah praticando-a e exortando os demais a praticarem, e rechaçar toda inovação e alertar os demais sobre elas. O Mensageiro de Allah SAAS disse:

"Quem reaviva um aspecto da minha Sunnah que foi esquecida depois da minha morte, terá uma recompensa equivalente a das pessoas que a seguirem, sem que isto diminua em nada a recompensa deles" . (Tirmidhi).

Entre os atos de adoração confirmados pelo Quran Al Karim e pela Sunnah do nosso amado Mensageiro SAAS está o fato de se aumentarem as boas ações e os atos de adoração nos 10 primeiros dias de Dhul Hijjah, que conforme Quran e Sunnah são os dias mais sagrados do ano.

Allah SWT estabeleceu alguns dias e alguns momentos como mais destacados e sagrados que os demais, onde Ele aumenta a Misericórdia para com Seus servos, encorajando-os e incentivando-os a fazerem mais ações integras e atos de adoração, para renovar a fé dos Seus servos e aumentar suas recompensas, bem como para aproximá-los Dele SWT, derramando sobre eles Suas bênçãos, Sua Misericórdia e Perdão. Feliz daquele que aproveita esses momentos, dias e meses especiais para se aproximar de Allah e para garantir a Salvação do Fogo infernal.

O muçulmano deve compreender que ele deve passar a vida buscando aperfeicoar sua adoração a Allah, persistindo nas boas ações até a hora de sua morte. Allah SWT disse no Quran:

“E adora ao teu Senhor até que te chegue a certeza.”15:99

Os mufassirin (interpretadores do Quran) disseram que a certeza é a morte.

Entre esses dias destacados e sagrados para nós estão os 10 primeiros dias de Dhul Hijjah, pois o Mensageiro de Allah SAAS disse:

“Não há dias durante os quais as ações virtuosas comprazam tanto a Allah, como nos 10 primeiros dias de Dhul Hijjah.” Os companheiros perguntaram: “Oh Mensageiro de Allah nem mesmo o Jihad pela causa de Allah?” Respondeu: “Não, nem mesmo o Jihad pela causa de Allah, a não ser no caso de uma pessoa que marchou para o jihad com sua vida e propriedade e voltou sem ambas (ou seja, mártir pela causa de Allah)”. (Bukhari)

Em outro hadith o Profeta SAAS disse: “Não há nenhuma ação mais preciosa perante Allah, nem maior em recompensa, que uma boa ação feita durante os dez dias de Sacrifício.”

Então, esses ahadith nos indicam que estes 10 dias são os melhores de todo o ano, sem exceções. Alguns consideram que os últimos 10 dias do Ramadan sejam melhores devido a Laylatul Qadr que é melhor que mil meses, mas os méritos são compatíveis.

Além desses ahadith, temos base no Quran da importância dos mesmos, pois Allah SWT jurou no Quran por esses 10 dias, e tudo aquilo pelo qual Allah jurou é de grande importância e relevância. Allah SWT disse:
“Pela aurora, E pelas dez noites” 89:1-2
Segundo a maioria dos exegetas, como por ex. Ibn Katheer, afirmaram que as 10 noites se referem aos 10 dias de Dhul Hijjah.

Nesses dias são realizados os rituais do Hajj e sem dúvida alguma que essa ação é a das mais meritórias para aqueles que tem condições de empreendê-la, pois o Mensageiro de Allah SAAS disse: “O hajj mabrur (bem cumprido) não tem outra recompensa além do Paraiso” e disse: “Quem completa o hajj sem falar obcenidades, nem cometer imoralidades, volta como o dia em que sua mãe lhe deu a luz”, ou seja, sem nenhum pecado. Allah SWT disse:
Hierarquia do Artigo:
Artigos Crenças do Islã A importância dos Dez Primeiros Dias do Mês de Zul Hijja


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2017. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo