Bem-vindo ao Centro Islâmico Brasileiro - Últimos Artigos: Como devemos saudar o mês do Ramadan? - A virtude do Ramadan é alcançada pelo jejum em todos os dias - Parecer sobre aquele que esquece de repor jejuns perdidos - Por que os muçulmanos jejuam? - Responsabilidades de uma esposa para com seus pais - A sabedoria por trás do oferecimento da oração - A sabedoria provinda da prescrição do zakaah - Jogos, entre o que é lícito e o que é ilícito - Vontade e Decreto Divino - Condições das boas ações - Reflexão sob a visão do Islam - Como lidar com o vício das drogas? - Relações via Internet - Evidências para a validade do Islam - Razões detalhadas para o castigo no túmulo -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).


Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

A importância dos Dez Primeiros Dias do Mês de Zul Hijja
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

E proclama a peregrinação às pessoas; elas virão a ti a pé, e montando toda espécie de camelos, de todo longínquo lugar, Para testemunhar os seus benefícios e invocar o nome de Allah, nos dias mencionados , sobre o gado com que Ele os agraciou (para o sacrifício). Comei, pois, dele, e alimentai o indigente e o pobre. 22:27-28
“Os dias mencionados” são os 10 primeiros de Dhul Hijjah.

Esses 10 dias incluem o Dia de Arafah que é o dia 9 de Dhul Hijjah (um dia antes do Eid al Adha). E esse dia é um dos mais sagrados do ano.

Vejamos as virtudes desse dia:

1) Nesse dia, Dia de Arafah, o islam foi completado e aperfeicoado, pois nesse dia foi revelado o versículo:

“Hoje, completei a religião para vós ; tenho-vos agraciado generosamente e estipulei-vos o islam por religião” 5:03
Omar Ibn Khatab informou que um homem judeu disse a ele: “Oh Ameer al-Mu'mineen (Lider dos Crentes), há um versículo em seu Livro que você recita; se tivesse sido revelado a nós judeus, teríamos designado esse dia como um Eid.” Omar disse: “Qual versículo?” Ele disse: “Hoje, completei a religião para vós; tenho-vos agraciado generosamente e estipulei-vos o islam por religião” ‘Omar disse: “Nós sabemos em qual dia e em qual lugar foi revelado esse versículo ao Profeta, foi quando ele estava fazendo o discurso no Dia de Arafah numa sexta-feira.” (Sahih Bukhari e Muslim)

Esse versículo foi revelado quando o Profeta estava fazendo seu discurso na Peregrinação da Despedida.

2) É um dia pelo qual Allah SWT fez um juramento. Disse Allahu Taala:
“Pelo céu, possuidor das constelações. E pelo dia prometido Por uma testemunha e um testemunhado” 85:1-3
O Profeta SAAS disse: “O Dia Prometido é o Dia da Ressurreição, o dia Testemunhado é o Dia de Arafah e a Testemunha é a sexta-feira” (Tirmidhi, narrado por Abu Huraira)

Allah SWT também disse:

“E pelo par e pelo ímpar” (89:3)

Segundo os sábios, “par” seria o dia de Eid al Adha (dia 10) e o ímpar é o Dia de Arafah (9 de dhul hijjah).

3) O Jejum nesse dia é sunnah e expia os pecados de 2 anos. Abu Qatadaah RAA relatou que foi perguntado ao Profeta SAAS acerca do jejum do Dia de Arafah e ele respondeu: “Expia os pecados do ano anterior e do ano seguinte”.

4) Foi o Dia que ocorreu a maior convenção, a convenção entre Allah e a descendência de Adam AS, Allah SWT disse:
“E de quando o teu Senhor extraiu das entranhas dos filhos de Adão os seus descendentes e os fez testemunhar contra si próprios, dizendo: Não é verdade que sou o vosso Senhor? Disseram: Sim! Testemunhamo-lo! Fizemos isto com o fim de que no Dia da Ressurreição não dissésseis: Não estávamos cientes. Ou não dissésseis: Anteriormente nossos pais idolatravam, e nós, sua descendência, seguimo-los. Exterminar-nos-ias, acaso pelo que cometeram frívolos?” 7:162-163
Isso ocorreu no Dia de Arafah.

5) O Dia de Arafah é o Dia em que Allah mais perdoa os pecados e mais livra as pessoas do Inferno. O Profeta SAAS disse: “Não há nenhum dia no qual Allah livra mais pessoas do inferno do que no Dia de Arafah”

Um dos rituais do Hajj é a Parada no Monte de Arafah até o horário do Maghreb, e Allah expressa Seu orgulho com relação aos Seus servos que estão lá dizendo aos anjos:

“Olhem Meus servos! Vejam como eles ficaram sujos e desleixados, testemunhem que eu os perdoei”

Talha RAA relatou que o Mensageiro de Allah SAAS disse: "além do dia da Batalha de Badr não há nenhum dia em que o Shaytaan é mais humilhado, mais rejeitado, mais deprimido e mais enfurecido, que no dia de Arafah, e realmente tudo isso só por ver a grande Misericórdia descendente (no dia) e o perdão de Allah quanto aos grandes pecados dos Seus servos." (Mishkat)

Bom, então quais são os atos recomendáveis e boas ações que o muçulmano deve se esforçar nesses 10 dias? Vejamos:

1) O Jejum nos 9 primeiros dias, e especialmente no Dia de Arafah. O Profeta SAAS nos incentivou a aumentar as boas ações nesses dias, e a melhor das ações é o jejum, pois Allah SWT disse num hadith Qudsi:

“Todas as ações do filho de Adão são para ele, com exceção de jejuar que é para Mim e eu sou Quem o recompensará por isto." (Bukhari). E como vimos, o Mensageiro de Allah SAAS disse que o Jejum no dia de Arafah apaga os pecados de 2 anos.

2) O Takbir (dizer Allahu Akbar), o Tahmid (dizer Alhamdulilah), o Tahlil (dizer la ilaha ila Allah) e o Tasbih (dizer Subhan Allah). É sunnah fazer isso constantemente nesses dez dias, proclamar a grandeza de Allah SWT.

Allah SWT disse:
“Para testemunhar os seus benefícios e invocar o nome de Allah, nos dias mencionados, sobre o gado com que Ele os agraciou (para o sacrifício). Comei, pois, dele, e alimentai o indigente e o pobre.” 22:28
E disse:

“Quando descerdes do monte Arafat, recordai-vos de Allah perante os Monumento Sagrado e recordai-vos de como vos iluminou, ainda quando éreis, antes disso, dos extraviados. Descei, também, de onde descem os demais, e implorai perdão de Allah, porque é Indulgente, Misericordiosíssimo. Quando celebrardes os vossos ritos, recordai-vos de Allah como vos recordar dos vosso pais, ou com mais fervor”2:198-200
Hierarquia do Artigo:
Artigos Crenças do Islã A importância dos Dez Primeiros Dias do Mês de Zul Hijja


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2021. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2021 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo