Bem-vindo ao Centro Islâmico Brasileiro - Últimos Artigos: Como devemos saudar o mês do Ramadan? - A virtude do Ramadan é alcançada pelo jejum em todos os dias - Parecer sobre aquele que esquece de repor jejuns perdidos - Por que os muçulmanos jejuam? - Responsabilidades de uma esposa para com seus pais - A sabedoria por trás do oferecimento da oração - A sabedoria provinda da prescrição do zakaah - Jogos, entre o que é lícito e o que é ilícito - Vontade e Decreto Divino - Condições das boas ações - Reflexão sob a visão do Islam - Como lidar com o vício das drogas? - Relações via Internet - Evidências para a validade do Islam - Razões detalhadas para o castigo no túmulo -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).


Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

A importância dos Dez Primeiros Dias do Mês de Zul Hijja
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

A sunnah é que a Proclamação da grandeza de Allah seja feito em voz alta pelos homens e em voz baixa pelas mulheres. Proclamar em voz alta pelos homens para reavivar a Sunnah e lembrar os negligentes de Allah. É relatado que alguns companheiros como Ibn Omar e Abu Huraira quando passavam pelos mercados passavam proclamando o Takbir em voz alta e as pessoas proclamavam junto com eles. (Bukhari)

O Takbir (proclamação da grandeza de Allah) deve ser feito não só nos 10 dias de Dhul Hijjah mas também nos 3 dias seguintes que são os chamados dias de tashreeq, ou seja, os 3 dias de Eid. Portanto deve ser feito desde o dia primeiro ao 13º dia de Dhul Hijjah, repetidamente proclamando a grandeza de Allah durante as horas do dia e da noite e também após as 5 orações obrigatórias. Então após encerrar a oração obrigatória diga 3 vezes: “Astaghfirullah (Busco o Perdão de Allah)” e diga: “Allahuma anta as Salam, wa Minka as Salam, tabarakta ya dhal jalali wal ikram” (Oh Allah Tu és a Paz e de Ti provem a Paz, Bendito sejas, Oh Possuidor da Majestade e da Honra) e após isso comece o Takbir dizendo:

“Allahu akbar, Allahu akbar, Allahu akbar, la ilaha ila Allah, Allahu akbar, Allahu akbar, wa lillahi alhamd” (Allah é Maior, Allah é Maior, Allah é Maior, não há divindade além de Allah, Allah é Maior, Allah é Maior e para Allah são os louvores)

O Profeta SAAS disse: “Não há nenhum dia em que as boas ações são maiores ou mais amadas a Allah que nestes dez dias, assim sendo, recite muito Tahleel (dizendo la ilaha ila Allah), Takbeer (dizendo Allahu Akbar) e Tahmeed (dizendo alhamdulilah)”

3) O Hajj e a Umrah: Uma das melhores ações que um muçulmano pode fazer durante estes dez dias é executar Hajj para a Casa Sagrada de Allah, pois a recompensa por um Hajj bem cumprido é o Paraiso.

4) Quem não pode ir ao hajj que se ocupe com as demais boas ações possíveis, tais como orações voluntárias, lembrando de Allah, fazendo súplicas, lendo o Quran, dando caridades, honrando os pais, firmando os laços de parentesco, ordenando o bem e proibindo o mal, e os demais atos de adoração.

5) O sacrificio de um animal. Uma das boas ações é o sacrifício de pelo menos um animal por família para aqueles que tiverem condições. Esse sacrifício é feito depois do salat Eid (no dia 10) e pode ser feito também nos dias de Tashreeq, ou seja, dia 11, 12 ou 13.

O Profeta SAAS disse com relação ao Eid al Adha: “A primeira coisa que iniciamos esse nosso dia é com a Oração e logo voltamos e sacrificamos a oferenda e quem assim faça terá seguido corretamente a nossa sunnah, e quem sacrificar antes da oração, será carne para alimentar sua família, mas de maneira alguma oferenda.” (Bukhari e Muslim)

E disse também: “Oh gentes! Toda a casa deve oferecer seu sacrificio.” (Ahmad)

E disse também: “Quem tem meios econômicos para oferecer um sacrifício e não o faz, que não se aproxime de onde nós fazemos a oração de Eid” (Ahmad).

Vale ressaltar o seguinte: A pessoa que for fazer o sacrificio do animal, ou seja, a pessoa em cujo nome será feito o sacrificio deverá se abster nesses 10 dias de duas coisas: cortar o cabelo (isso inclui depilar-se) e cortar as unhas. E isso é obrigatório. O Profeta SAAS disse:

“Quando vocês virem a lua nova de Dhul Hijjah, e quiserem oferecer um sacrifício, então deverão deixar de cortar os cabelos e unhas até oferecer o sacrifício" (Muslim)

A sabedoria por trás desta proibição é para assemelhar estes com os que estão no estado de ihram no hajj em alguns aspectos dos rituais executados, e para que estes se aproximem mais de Allah oferecendo o sacrifício. Assim ele deixa os cabelos e unhas só até o tempo de oferecer o sacrifício dele, na esperança que Allah o salve na totalidade do Fogo.

6) O Arrependimento sincero perante Allah SWT. Um das coisas mais importantes fazer durante estes dez dias é se arrepender sinceramente a Allah e deixar todos os tipos de desobediência e pecado. Se um muçulmano cometer um pecado, ele tem que acelerar e arrepender-se imediatamente, sem demora, primeiramente porque ele não sabe quando morrerá, e secundariamente porque uma ação má conduz a outra má. O Arrependimento é a toda hora obrigatório, mas quando o muçulmano combina arrependimento sincero com ações boas durante os dias de maior virtude, é um sinal de sucesso, insha Allah. Allah SWT disse:

“Porém, quanto ao que se arrepender e praticar o bem, é possível que se conte entre os bem-aventurados.”28:67
7) Fazer muito Du`a (Súplica) principalmente no Dia de Arafah, pois é o Dia em que Allah mais derrama suas bênçãos sobre Seus servos, e Dia que Ele mais os perdoa e protege do inferno. Portanto vamos aproveitar esses dias para pedir muito pela Misericórdia de Allah, pelo Seu Perdão e para que Ele nos escreva dentre os salvos do Inferno. Vamos implorar a Allah que nos fortaleça e firme na fé e nos ajude a cumprir com tudo que foi obrigatório e nos afastar de tudo que é haram. E também não vamos esquecer de fazer Du’a pela Ummah em geral.

Após esses 10 dias de Dhul Hijjah vem os 3 dias de tashreeq (ou seja, de Eid) Relembrando que o Eid Al Adha é o Eid maior . O Profeta SAAS disse: “Os dias de Tashreeq são os dias de comer, e beber e de lembrar de Allah.” (Muslim)

Allah SWT disse no Quran:

“Recordai-vos de Allah em dias contados” (2:203)

Esses dias são os 3 dias de tashreeq, ou seja, o dia 11,12 e 13 de dhul Hijjah .
Hierarquia do Artigo:
Artigos Crenças do Islã A importância dos Dez Primeiros Dias do Mês de Zul Hijja


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2021. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2021 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo