Bem-vindo ao Centro Islâmico Brasileiro - Últimos Artigos: Uma perspectiva filosófica sobre a singularidade do Alcorão - Tema a Deus onde quer que esteja - Deus & os limites da imaginação humana - Capítulo 3, Aali-Imran (A Família de Imran) (parte 2 de 3) - Capítulo 3, Aali-Imran (A Família de Imran) (parte 1 de 3) - Capítulo 7, Al-A’raaf (Os Cimos) (parte 3 de 3) - Capítulo 6, Al-An’am (O Gado) (parte 3 de 3) - Capítulo 7, Al-A’raaf (Os Cimos) (parte 2 de 3) - Capítulo 7, Al-A’raaf (Os Cimos) (parte 1 de 3) - Capítulo 6, Al-An’am (O Gado) (parte 2 de 3) - Capítulo 6, Al-An’am (O Gado) (parte 1 de 3) - Muhammad & o último dos monoteístas - Sorriso, raiva e consciência plena no Islã (parte 3 de 3) - A cobiça vos entreterá - Confie em Deus e não desista -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).


Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

Capítulo 3, Aali-Imran (A Família de Imran) (parte 1 de 3)
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

Descrição: Revelações confirmadas e uma família abençoada.

Por Aisha Stacey (© 2017 IslamReligion.com)

 

Introdução

https://i.pinimg.com/originals/74/30/62/7430625b85b530cc5fb9469b53e8ef87.jpgEste é o primeiro de três artigos resumindo o terceiro capítulo do Alcorão chamado Aali-Imran ou A Família de Imran.  Recebe o nome da história do profeta Zacarias, Maria e o filho dela, profeta Jesus, nos versículos 33 a 64.  A família de Imran foi abençoada e também incluía o profeta que os cristãos chamam de João Batista. Assim, esse capítulo tem uma relevância particular para os cristãos e, de fato, se dirige a eles.  A Família de Imran foi revelada em Medina depois da importante batalha de Badr e, de certa forma, é uma continuação ao capítulo anterior A Vaca, ou Al-Baqarah.  A Vaca era dirigida principalmente aos Filhos de Israel (os judeus) e na Família de Imran o convite é estendido aos cristãos.  Dessa forma, o capítulo começa convidando o Povo do Livro (judeus e cristãos) à verdade do Islã e prossegue alertando os muçulmanos para tomarem cuidado com a degeneração religiosa que assolou as duas comunidades anteriores.

Versículos 1-6 Alcorão confirma revelações anteriores

O capítulo abre com a mesma combinação de letras que abriam o capítulo anterior.  Alif, Lam, Meem.  Essas letras estão entre as várias combinações de quatorze letras que abrem vinte e nove capítulos do Alcorão.  Deus nunca revelou qualquer significado especial relacionado a elas.  As letras são imediatamente seguidas por louvores a Deus, o Vivente e Eterno.  Ele é Aquele que enviou o Alcorão para confirmar os livros anteriores, o Torá e o Evangelho de Jesus.  É um guia e um critério entre o certo e o errado e qualquer um que negar isso sofrerá uma punição severa.  Tenha certeza de que nada nos céus e na terra está oculto para Deus.

Versículos 7-13 Preciso ou simbólico?

Alguns versículos são precisos e outros abertos a mais de uma interpretação.  Existem pessoas que tentam desorientar outras buscando encontrar significados ocultos nos versículos não específicos. Ninguém sabe a interpretação, exceto Deus. Mas aqueles firmes no conhecimento dizem: "Acreditamos. Tudo vem de nosso Senhor."

A posse de riqueza ou o número de filhos não ajudarão naquele Dia crucial.  Descrentes serão dominados e reunidos no Inferno.  A batalha de Badr foi uma lição; os crentes superaram oponentes que eram o dobro em número, porque com o apoio de Deus não se pode perder.

Versículos 14 - 20 Um convite-20

A vida desse mundo é cheia de tentações, o desejo por cônjuges belos, filhos, joias e casas e transportes caros.   Entretanto, o que é prometido no Paraíso é ainda mais desejável e belo.  Aqueles que temem a Deus habitarão em jardins com rios.  Os virtuosos são aqueles que creem e pedem perdão e proteção do Inferno, são perseverantes, devotos, passam o tempo no caminho de Deus e oram antes da alvorada.  Não há deidade, exceto Deus (Allah), Ele é justo e a religião verdadeira é devoção somente a Ele.

O Povo do Livro não diverge exceto por ciúme e Deus é rápido na prestação de contas com aqueles que negam Suas revelações.  O profeta Muhammad, que a misericórdia e bênçãos de Deus estejam sobre ele, deve dizer aos que argumentam que ele e seus seguidores são devotados a Deus e convidá-los a fazer o mesmo.  Entretanto, se recusarem, ainda assim ele deve completar sua missão de transmitir a mensagem.

Versículos 21-30 Tema retribuição

Haverá uma punição dolorosa para os que negam as revelações, matam profetas sem justificativa e matam os que ordenam justiça. Esses não terão socorro.  Os que receberam as revelações anteriores se recusam a acertar suas disputas de acordo com os mandamentos de Deus, porque pensam que o fogo não os queimará.  Iludem-se e conhecerão o tormento do fogo.  Louvado seja Deus, Aquele que tem poder e controle sobre todas as coisas.  É Aquele que faz a noite se transformar em dia, separa o vivo do morto e dá provisão a quem desejar.  Deus alerta os crentes a não buscarem proteção dos descrentes, exceto para se protegerem de tirania.  Lembre-se que Deus sabe tudo oculto ou revelado e tem poder sobre todas as coisas.  Tema retaliação, mas saiba que Ele é compassivo com aqueles que são devotados a Ele.

Versículos 31-41 Assuntos familiares

O profeta Muhammad deve dizer as pessoas para amarem e obedecerem a Deus e segui-lo (Muhammad). Caso se afastem ele deve alertá-las de que Deus não ama os que não creem Nele ou que O ignoram.  Deus favorece a quem quer - escolheu os profetas Adão, Noé, a família de Abraão e a família de Imran dentre aqueles que viveram durante aqueles tempos.

Deus ouvia quando Maria, mãe de Jesus, nasceu. A mãe dela a dedicou ao serviço de Deus e buscou proteção contra Satanás para si mesma e para sua filha.  Maria cresceu e se tornou uma mulher virtuosa. Quando entrou em reclusão no templo, Deus a proveu com todas as necessidades, para admiração de seu guardião, Zacarias.

Maria era um exemplo para Zacarias, que pediu a Deus para dar-lhe um filho virtuoso, apesar de ele e sua esposa serem idosos e estéreis.  Os anjos confirmaram que seria dessa forma, mas Zacarias pediu um sinal.  Deus tirou seu capacidade de falar por três dias.  João nasceu, um filho, destinado a ser um líder e profeta casto.

Versículos 42-52 A história de Jesus

Maria, a mãe de Jesus, foi escolhida e exaltada por Deus. A história dela é contada ao profeta Muhammad a partir do mundo invisível e é algo do qual ele nada sabia.  Os anjos contaram a Maria que Deus daria a ela um filho, que seria honrado nesse mundo e no próximo.  Falará ainda no berço e na maturidade estará entre os virtuosos.  Maria fica impressionada e confusa por ser casta e não ter se casado, mas os anjos explicam que Deus só tem que dizer "Sê" e é.  Deus ensinará ao filho dela, Jesus, o Messias, as revelações, o Torá e o Evangelho e ele será um profeta e mensageiro para os Filhos de Israel. Jesus fará coisas surpreendentes, como moldar um pássaro a partir de argila que se tornará real, curar leprosos e o cego - tudo com a permissão de Deus.  Jesus confirmará o Torá e tornará permissível algumas coisas que antes eram proibidas.  Isso é um sinal para aqueles que creem.  Jesus ordenará seu povo a estar ciente de Deus e a adorá-Lo.

Jesus sentiu que muitos não acreditavam e perguntou quem o ajudaria na causa de Deus.  Os discípulos disseram: "Nós o ajudaremos na causa de Deus. Acreditamos Nele e testemunhamos que somos muçulmanos."

 

http://www.islamreligion.com/pt/articles/10969/capitulo-3-aali-imran-familia-de-imran-parte-1-de-3/

Hierarquia do Artigo:
Artigos O Alcorão Sagrado Capítulo 3, Aali-Imran (A Família de Imran) (parte 1 de 3)


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2017. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo