Bem-vindo ao Centro Islâmico Brasileiro - Últimos Artigos: Capítulo 22, Al-Hajj (A Peregrinação) - Capítulo 24, An-Nur (A Luz) - Capítulo 29, Al-Ankabut (A aranha) - Capítulo 49, Al-Hujurat (Os Aposentos) - Capítulo 51, Az Záriat (Os Ventos Disseminadores) - Capítulo 78, An-Naba (A Notícia) - Capítulo 30, Ar-Room (Os romanos) - Capítulo 50, Qaaf (A letra Caf) - Capítulo 79, An-Naziat (Os arrebatadores) - Capítulo 72, Al-Jinn (Os gênios) - Capítulo 103, Al-Asr (O Tempo) - Capítulo 110, An-Nasr (A Ajuda) - Capítulo 102, At-Takathur (A cobiça) - Capítulo 98, Al-Bayyinah (A evidência clara) - Capítulo 90, Al-Balad (A Cidade) -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).


Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

Capítulo 79, An-Naziat (Os arrebatadores)
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

Descrição: Deus faz um juramento e emite um aviso severo.  A história de Moisés e do Faraó é usada como exemplo, afirmando a ressurreição e a vida após a morte.  Alguns aspectos do Dia da Ressurreição são descritos e uma pergunta é respondida.

Por Aisha Stacey (© 2017 IslamReligion.com)

 

Introdução

https://www.azernews.az/media/2017/11/01/wind.jpgO capítulo 79 é intitulado Os arrebatadores.  Recebe esse nome da palavra árabe no primeiro versículo, naziat.   Esta palavra é mais frequentemente traduzida como anjos, particularmente os anjos encarregados de extrair as almas dos mortos.  Os arrebatadores é um dos capítulos curtos, apenas 46 versículos, encontrados no final do Alcorão e revelados em Meca.  Os habitantes de Meca da época negavam enfaticamente a ressurreição e, assim, o assunto do Arrebatador confirma o Dia da Ressurreição tão vigorosamente quanto o capítulo anterior 78, A Grande Notícia.   Os habitantes de Meca, porém, não negavam a existência dos anjos; portanto, Deus jura pelos anjos que a realidade do Dia da Ressurreição não pode ser negada.

Versículos 1 - 5 Um juramento

Um juramento, por Deus, daqueles anjos que arrancam as almas destinadas ao Inferno.  E aqueles anjos que gentilmente removem as almas destinadas ao Paraíso.  Também por aqueles anjos que planam como se estivessem nadando e aqueles que atacam rapidamente, competindo avidamente uns com os outros para realizar os mandamentos de Deus.  E os anjos que organizam cada assunto de acordo com o decreto de Deus.

Versículos 6 - 14 Um aviso severo

No Dia da Ressurreição haverá uma explosão de trombeta ou sirene que será seguida por uma segunda explosão.  A primeira explosão da trombeta destruirá a terra e tudo nela, enquanto a segunda anunciará a humanidade saindo de suas sepulturas.  Os corações daqueles que negaram a ressurreição irão tremer e bater com terror.  Seus olhos estarão abatidos.

Em Meca, na época em que estavam se perguntando: "Será que realmente seremos devolvidos à Terra mesmo que nossos ossos tenham se deteriorado?" Descreviam a ressurreição de modo irônico como um retorno perdedor, uma restauração inútil.  Deus então os adverte severamente que será um único som e eles se estarão vivos mais uma vez, todos juntos, em uma planície aberta.  É inevitável e não pode ser evitado por negação, fuga ou zombaria.

Versículos 15-25 Moisés e Faraó

Deus chamou o profeta Moisés no vale sagrado conhecido como Tuwa.  Vá para o Faraó, Moisés foi informado, pois ele transgrediu além de todos os limites.  Pergunte se ele quer se arrepender e se purificar. Ofereça-se para guiá-lo em direção a Deus, mostrando-lhe um grande milagre.  Moisés transformou seu bastão em uma serpente, mas o Faraó negou o milagre e deu as costas à oferta de ser guiado para a fé.

O Faraó apressadamente reuniu seu povo.   Proclamou a eles que ele era o Senhor mais exaltado; o supremo e o mais elevado.  Deus o tomou por castigo nesta vida e na outra; por se estabelecer como uma divindade, por sua opressão do povo e por negar a oferta de Moisés.  Esta é uma lição e uma advertência para quem teme e reverencia a Deus.

Versículos 27 - 33 Deus, o Criador

Deus faz uma pergunta para a humanidade.  O que é mais difícil de criar, vocês ou os céus? O universo foi construído elevado e em perfeita proporção.  A escuridão da noite se espalha sobre a terra como se fosse um dossel e de dia o sol está brilhando no céu.  Deus criou a terra com fontes de água, vegetação de todos os tipos e montanhas firmemente assentadas no solo.  Todas estas coisas foram fornecidas para o benefício da humanidade e de todas as criaturas vivas.

Versículos 34 - 41 Uma morada permanente

O grande desastre acontecerá.  O Dia da Ressurreição chegará e todas as pessoas se lembrarão exatamente do que ele ou ela fez.  O inferno estará à vista para todos verem.  Ele se tornará o lar daqueles que transgrediram, se rebelaram ou preferiram a vida deste mundo.  O paraíso, no entanto, se tornará o lar e o refúgio de todos os que foram justos, aqueles que se contiveram dos desejos básicos e temeram esse Dia memorável.

Versículos 42 - 45 E eles perguntaram sobre a Hora

Os descrentes de Meca perguntaram ao Profeta Muhammad sobre a Hora.  Embora não acreditassem na ressurreição ou na vida após a morte, faziam essa pergunta repetidas vezes.  Quando chegará, eles perguntavam, mas o Profeta Muhammad não era capaz de respondê-los.  Só Deus sabe a resposta.  A Ele pertence o conhecimento final.  A mensagem e a advertência do profeta Muhammad só beneficiarão aqueles que temem a vinda do Dia.

Versículo 46 Uma vida é apenas um momento

Quando o Dia da Ressurreição começar, a humanidade se sentirá como se tivesse estado nesta vida somente pela noite de um dia ou uma parte da manhã.  Aqueles que arruinaram sua vida após a morte se perguntarão como puderam tê-lo feito em tão pouco tempo.

 

https://www.islamreligion.com/pt/articles/11169/capitulo-79-an-naziat-os-arrebatadores/

Hierarquia do Artigo:
Artigos O Alcorão Sagrado Capítulo 79, An-Naziat (Os arrebatadores)


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2019. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2019 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo