Bem-vindo ao Centro Islâmico Brasileiro - Últimos Artigos: O Estatuto da Família no Islam - Ensinamentos islâmicos sobre o controle de doenças contagiosas - Causas da apatia na fé e como remediar - O Pecado e Seus Efeitos em Quem os Comete - O que fazer quando a fé em seu coração está esmorecendo? - Significado da crença em al-Qadar (a vontade e o decreto divinos) - Os Profetas são Iguais? - A virtude de fazer muitos jejuns voluntários no mês de Muharram - Qual a virtude do mês de Muharram? - A facilidade para se converter ao Islam - A Realidade da Crença nos Mensageiros - O verdadeiro significado de ‘ubudiyah (verdadeira submissão a Allah) - Adoração é amor e veneração, não é oneroso ou difícil - Capítulo 106, Coraix (Os Coraixitas) - Capítulo 63, versículos 9-11: Não se torne um dos perdedores -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).


Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

Causas da apatia na fé e como remediar
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

 

Todos os louvores são para Allah.

Existem diversas causas de apatia e antes de lidarmos com o problema temos que parar e descobrir as causas. Existem várias maneiras de descobrir a causa e lidar com a apatia.

Algumas das causas são: uma relação fraca com Allah, preguiça na adoração, ficar em companhia de pessoas descuidadas, distrair-se por este mundo e seus deleites, e não pensar sobre o fim deste mundo e as consequências de estar mal preparado para encontrar Allah.

Quanto a como tratar o Muçulmano que tem sido afligido pela apatia na adoração, existem várias maneiras de fazê-lo, incluindo as seguintes:

1 – Reforçando sua relação com seu Senhor, ao ler o Alcorão e ponderar sobre seus significados, compreendendo a grandeza de Allah ao constatar a grandeza de Seu Livro, pensar sobre a grandeza de Seus nomes e atributos e ações.

2 – Oferecer orações naafil (voluntárias) regularmente e persistir em fazê-lo, ainda se forem poucas, porque uma das grandes causas do Muçulmano se tornar apático é quando começa a fazer atos de adoração e faz muitos no começo. Este não é o jeito do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e não é o que ele aconselhou sua ummah a fazer. ‘Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) descreveu suas ações como contínuas, ou seja, ininterruptas ou infrequentes. E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nos disse que, “As mais amadas das ações para Allah são aquelas que são feitas persistentemente, mesmo se forem poucas.” Se um Muçulmano não quer ser afetado pela apatia, então que ele se esforce para fazer uma pequena ação persistentemente, porque isso é melhor do que fazer muitas raramente.

3 – Esforçar-se para se manter em companhia de pessoas virtuosas e ativas. Um homem que é energético (em adoração e atividades islâmicas) te fará mais ativo e pessoas preguiçosas não gostam de companheiros ativos. Então, procure por amigos ativos que se esforçam para memorizar o Alcorão, buscar o conhecimento e chamar as pessoas para Allah. Amigos como esses te encorajarão a adorar e lhe mostrarão o caminho para as coisas boas.

4 – Leia livros que contenham a história de pessoas ativas, assim você terá bons exemplos em sua jornada rumo à Allah. Por exemplo, ‘Uluw al-Himmah do Shaikh Muhammad ibn Ismaa’il al-Muqaddim; Salaah al-Ummah fi ‘Uluw al-Himmah do Shaikh Sayid ‘Afaani.

5 – Aconselhamos a fazer du’a, especialmente na última parte da noite. Aquele que se volta ao seu Senhor e procura Sua ajuda para permanecer firme em adorá-Lo e para adorá-Lo bem jamais será decepcionado

Pedimos que Allah te ajude a fazer aquilo que O agrada e para guiar-te aos melhores comportamentos, palavras e obras.

E Allah sabe melhor.

 

https://islamqa.info/pt/answers/47565/causas-da-apatia-e-o-remedio-para-isso

Hierarquia do Artigo:
Artigos Adoração e Prática Causas da apatia na fé e como remediar


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2019. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2019 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo