Bem-vindo ao Centro Islâmico Brasileiro - Últimos Artigos: Uma perspectiva filosófica sobre a singularidade do Alcorão - Tema a Deus onde quer que esteja - Deus & os limites da imaginação humana - Capítulo 3, Aali-Imran (A Família de Imran) (parte 2 de 3) - Capítulo 3, Aali-Imran (A Família de Imran) (parte 1 de 3) - Capítulo 7, Al-A’raaf (Os Cimos) (parte 3 de 3) - Capítulo 6, Al-An’am (O Gado) (parte 3 de 3) - Capítulo 7, Al-A’raaf (Os Cimos) (parte 2 de 3) - Capítulo 7, Al-A’raaf (Os Cimos) (parte 1 de 3) - Capítulo 6, Al-An’am (O Gado) (parte 2 de 3) - Capítulo 6, Al-An’am (O Gado) (parte 1 de 3) - Muhammad & o último dos monoteístas - Sorriso, raiva e consciência plena no Islã (parte 3 de 3) - A cobiça vos entreterá - Confie em Deus e não desista -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).


Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

História da criação (parte 2 de 2)
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

Descrição: O artigo fala da criação da Tábua, dos céus, terra, mares, rios, chuva, sol, lua, anjos, gênios e humanidade.

Por Imam Kamil Mufti (© 2017 IslamReligion.com)

 

A Tábua Preservada (Al-Lawh Al-Mahfuz)

A Pena, que foi criada 50.000 anos antes dos céus e da terra, escreveu no que é conhecido como al-Lawh al-Mahfuz, a Tábua Preservada.  Deus a chama de al-Lawh Al-Mahfuz porque está protegida de quaisquer alterações e também protegida de acesso.  Tudo está dentro daquele Livro, até mesmo, como Deus nos diz, uma folha que cai da árvore.  Tudo que teria acontecido, aconteceu e acontecerá está escrito ali.

Estabelece a confiança de um crente em Deus de que o que Deus escreveu foi escrito para o nosso bem e que tudo acontece por sabedoria.  Às vezes conseguimos entender, mas outras vezes somos confortados e ficamos satisfeitos sabendo que Deus sabe o que está fazendo.

Céus e terra

Referindo-se ao que os cientistas chamam hoje de Big Bang, o Alcorão diz: "Não veem, acaso, os incrédulos, que os céus e a terra eram uma só massa, que desagregamos, e que criamos todos os seres vivos da água? Não creem?" (Alcorão 21:30)

Baseados no versículo seguinte, alguns sábios afirmam que Deus criou os céus antes de criar a terra: "Porventura a vossa criação é mais difícil ou é a do céu, que Ele erigiu? Elevou a sua abóbada e, por conseguinte, a ordenou, Escureceu a noite e, (consequentemente) clareou o dia; E depois disso dilatou a terra, Da qual fez brotar a água e os pastos. E fixou, firmemente, as montanhas, Para o proveito vosso e do vosso gado." (Alcorão 79:27-33)

Deus diz no Alcorão:

"Vosso Senhor é Deus, Que criou os céus e a terra em seis dias, assumindo, em seguida, o Trono." (Alcorão 7:54)

Deus realmente não precisava de seis dias. Podia simplesmente dizer "Sê" e teria passado a existir.  Por que Deus criaria em seis dias ao invés de apenas em um segundo ou menos? Talvez Deus quisesse nos ensinar uma das qualidades amadas por Ele, que é fazer as coisas lentamente e planejando-as adequadamente.

Mares, rios & chuva

Deus nos diz que Ele é Quem criou os céus e a terra, enviou chuva do céu, produzindo frutos e sustento para nossa sobrevivência.  Deus proveu para nós mares e navios para navegarmos por esses mares.  Deus colocou rios a nosso serviço e o sol e a lua em seus circuitos.  Deus colocou a noite e o dia a nosso serviço.  Deus diz que nos deu tudo que precisamos para sobreviver.  Se tentássemos contar as bênçãos de Deus, não seríamos capazes de fazê-lo (ver Alcorão 14:32-34).

"E foi Ele Quem submeteu, para vós, o mar para que dele comêsseis carne fresca e retirásseis certos ornamentos com que vos enfeitais. Vedes nele os navios sulcando as águas, à procura de algo de Sua graça; quiçá sejais agradecidos. E fixou na terra sólidas montanhas, para que ela não estremeça convosco, bem como rios, e caminhos pelos quais vos guiais. Assim como os marcos, constituindo-se das estrelas, pelas quais (os homens) se guiam. Poder-se-á comparar o Criador com quem nada pode criar? Não meditais? Porém, se pretenderdes contar as mercês de Deus, jamais podereis enumerá-las. Sabei que Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo." (Alcorão 16:14-18)

A terra nos beneficia de maneiras inumeráveis.   Se olharmos para a superfície da terra, Deus diz que Ele a fez especial para nós, significando que ela é fácil de percorrer.  Agora imagine se a superfície da terra fosse toda como as montanhas e todos tivéssemos que viver em regiões acidentadas e difíceis de caminhar.  Ele fez a superfície macia para podermos cavar e plantar.  Mas, ao mesmo tempo, fez a terra estável e firme o suficiente para permitir a construção a partir de seus materiais.  Também criou a gravidade para não voássemos o tempo todo.

Sol & Lua

O sol é uma criação magnífica de Deus e é possível constatar que Deus jura pelo sol no capítulo Ash-Shams, para conceder uma apreciação maior por essa dádiva que Ele nos deu.  Muitas religiões no passado atribuíram qualidades especiais ao sol e muitas pessoas adoraram o sol.  Deus diz:

"E, entre os Seus sinais, contam-se a noite e o dia, o sol e a lua. Não vos prostreis ante o sol nem ante a lua, mas prostrai-vos ante Deus, que os criou, se realmente é a Ele que quereis adorar." (Alcorão 41:37)

Com o sol, lua e as estrelas existem muitas superstições e até seres humanos racionais podem ter essas superstições muito estranhas.  As pessoas geralmente colocam a lógica de lado quando se trata de superstições.  Existe astrologia, horóscopos e outras coisas semelhantes que não fazem absolutamente nenhum sentido, mas dão às pessoas esperança que não existe ou razão para sua paranoia.  O Islã proíbe completamente a ida a adivinhos ou acreditar neles.

Criação dos Anjos

Deus criou os anjos da luz.  São incapazes de desobedecê-Lo e fazem exatamente o que lhes é ordenado.  São responsáveis pela execução de muitas tarefas diferentes.   Por exemplo, Gabriel foi responsável por transmitir a revelação de Deus para Seus mensageiros.  Ao nos ensinar sobre os anjos, Deus nos esclarece a integridade da mensagem na forma como veio aos mensageiros, entre muitas outras coisas.

Algo único em relação à crença islâmica nos anjos é que não acreditamos no anjo caído e que o demônio fosse um anjo.

Além disso, anjos não são robôs.  Têm muito caráter, amam e odeiam, oram e se inclinam a certas coisas, mas tudo isso dentro do escopo da obediência a Deus.

Criação dos Gênios

São criados do fogo, mas não de qualquer forma de fogo e sim da chama sem fumaça.[1] Deus os criou antes de nós.  Seu propósito em essência é o mesmo dos seres humanos: adorar e servir somente a Deus.

Criação da Humanidade

O primeiro humano a ser criado foi Adão.   A história de sua criação e os eventos que se seguiram foram cobertos em detalhes em outra série de artigos em nosso site[2].



Notas de rodapé:

[1]Para aprender mais sobre eles, veja: http://www.islamreligion.com/articles/669/viewall/world-of-jinn/

[2]Para ver essa série de artigos, clique aqui:http://www.islamreligion.com/articles/1190/viewall/story-of-adam/

 

http://www.islamreligion.com/pt/articles/11045/historia-da-criacao-parte-2-de-2/

Hierarquia do Artigo:
Artigos Crenças do Islã História da criação (parte 2 de 2)


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2017. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo