Bem-vindo ao Centro Islâmico Brasileiro - Últimos Artigos: Como devemos saudar o mês do Ramadan? - A virtude do Ramadan é alcançada pelo jejum em todos os dias - Parecer sobre aquele que esquece de repor jejuns perdidos - Por que os muçulmanos jejuam? - Responsabilidades de uma esposa para com seus pais - A sabedoria por trás do oferecimento da oração - A sabedoria provinda da prescrição do zakaah - Jogos, entre o que é lícito e o que é ilícito - Vontade e Decreto Divino - Condições das boas ações - Reflexão sob a visão do Islam - Como lidar com o vício das drogas? - Relações via Internet - Evidências para a validade do Islam - Razões detalhadas para o castigo no túmulo -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).


Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

Livro: Seja útil onde quer que esteja
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

Seja Útil onde Quer que Esteja



Sheikh Muhammad Salih Al-Munajjid



Tradução e adaptação:

Dr. José Geraldo Lemes Valladão Neto (Youssef)

Prof. Nazem Muhammad Abdouni

Equipe Luz Do Islam

 

Graças a Allah O Criador do Universo! Que a paz e as bênçãos de Allah esteja com nosso profeta Muhammad, todos os seus familiares e companheiros!

Allah jurou no Alcorão e diz: “Pelo tempo! Por certo, o ser humano está em perdição” (Alcorão 103:1-2). Os humanos estão em perdição exceto: “Aqueles os que crêem e fazem as boas obras e se recomendam, mutuamente, a verdade, e se recomendam mutuamente a paciência” (Alcorão 103:3). Isso inclui as boas obras visíveis e invisíveis para todos.

Com a fé e com as boas obras, o indivíduo aperfeiçoa a si próprio e com a recomendação da paciência na obediência a Allah e seus decretos, às vezes, dolorosos, o indivíduo aperfeiçoa seus deveres perante as pessoas. Fazendo isso, o ser humano se salva da perdição e conquista enorme recompensa. Então, a salvação do homem depende do seu benefício para os outros, aconselhando-lhes, recomendando-lhes a verdade e a paciência. Allah diz: “E fazei o bem, na esperança de serdes bem-aventurados” (Alcorão 22:77) e “Inspiramo-lhes a prática das boas coisas” (Alcorão 21:73).

Irmãos, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com vocês! Conversaremos sobre as boas obras e o benefício para as pessoas. Nós nos reunimos nessa cidade sagrada (Meca) e pedimos a Allah que reine a paz para que possamos aqui retornar sempre. Que Ele nos ajude a recordá-lo, agradecê-lo e orá-lo. Sejam bem vindos. Peço a Allah que proteja vocês no Dia do Juízo Final e que os salve do fogo do inferno. Que faça das suas faces iluminadas ao encontrá-Lo.

Irmão, essa é uma boa oportunidade nessa grande reunião para aconselharmos: “Seja útil onde quer que esteja”! Façamos dessa frase um símbolo da juventude dessa religião, pois Allah ordenou que sejamos benevolentes: “Por certo, Allah ordena a justiça e a benevolência” (Alcorão 16:90), “Um bem há para os que bem fazem nesta vida terrena” (Alcorão 16:30) e “Se bem fizerdes, bem fareis a vós mesmo” (Alcorão 17:7).

É nosso dever fazer o bem aos outros e sermos úteis para ajudar-lhes com benevolência. O Profeta Muhammad SAW disse: “O melhor de vocês é aquele que mais faz pelos outros”. Devemos ajudar-lhes moralmente e financeiramente, pois são servos de Allah. A benevolência com o próximo é uma benção. Fazer o bem para alguém lhe dá proteção contra os problemas que poderão lhe acometer e te levanta moralmente diante das pessoas.

Ibn Al Qayim, que Allah seja misericordioso com ele, disse: “O raciocínio, a natureza humana e as experiências de várias nações e raças indicam que a aproximação com o Senhor do Universo e a benevolência com Seus servos são um dos maiores motivos que trazem o bem para a pessoa e o contrário disso traz o mal”.
Hierarquia do Artigo:
Artigos Variedades Livro: Seja útil onde quer que esteja


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2021. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2021 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo