Bem-vindo ao Centro Islâmico Brasileiro - Últimos Artigos: Capítulo 91, Ash-Shams (O Sol) - Capítulo 93, Ad-Duha (As Horas da Manhã) - Orientação no Islã - Capítulo 111, Al-Masad (O Esparto) - Capítulo 109, Al-Kafiroon (Os Descrentes) - Capítulo 108, Al-Kawthar (A Abundância) - A história de Abdur-Rahman Ibn Awf - Capítulo 113, Al-Falaq (A Alvorada) - Capítulo 114, An-Nas (Os Humanos) - Capítulo 3, versículos 159 & 160 - Capítulo 3, versículos 144 e 145 - Capítulo 32, As-Sajdah (A Prostração) - Capítulo 28, Al-Qasas (As Narrativas) (parte 2 de 2) - Capítulo 28, Al-Qasas (As Narrativas) (parte 1 de 2) - As origens pagãs do Natal -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).


Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

Orientação no Islã
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

https://www.wallpaperup.com/uploads/wallpapers/2017/07/01/1093416/fcea4962baa1ae294fbef4707290505d-700.jpg

 

Descrição: Deus guia quem Ele quer, no entanto, esta bênção não é dada arbitrariamente. Está imbuída de um livre arbítrio e existem fatores que tornam alguém digno ou indigno dela.

Por IslamReligion.com

 

Deus, por Sua graça, misericórdia e generosidade guia quem Ele quer e através da Sua justiça não guia a quem Ele quer. A orientação de Deus, como muitos convertidos ao Islã saberão, reluz mais que o sol. Aquele que é guiado realmente conhecerá a Deus, saberá que Ele é Único, estará em paz de espírito, conectado a Ele através da oração. Saberá o que o verdadeiro propósito da vida é ter certeza que há outra vida para a qual se deve preparar-se, fazendo boas ações. "Deus é o Guardião (aliado) daqueles que creem. Ele os tira das trevas para a luz." (Alcorão 2:257)

Deus não deixou a humanidade sem orientação

Deus não abandonou a humanidade depois de criá-la. Ele sempre mostrou o caminho que leva a Ele. Cabe então às pessoas decidirem se querem buscar e se beneficiar dessa orientação ou não. "Porém, logo vos chegará (Adão e seus descendentes) a Minha orientação (na forma de um profeta ou livro sagrado), e quem seguir a Minha orientação, jamais se desviará, nem será desventurado." (Alcorão 20:123)

"De pronto lhes mostraremos os Nossos sinais em todas as regiões (da terra), assim como em suas próprias pessoas, até que lhes seja esclarecido que ele (o Alcorão) é a verdade." (Alcorão 41:53)

Atos que tornam alguém digno de orientação

Há certos atos que quando realizados, são razões para Deus guiar alguém para Ele.

1. Arrependimento

"Em verdade, Deus desencaminha a quem Ele quer e orienta para Si aqueles que se voltam para Ele em arrependimento." (Alcorão 13:27) Todo mundo comete erros e os melhores entre os que cometem erros são aqueles que se voltam para Deus em admissão de seus erros e buscam o Seu perdão.

2. Ser grato

"Não reparas, acaso, nos navios, que singram os mares pela graça de Deus, para mostrar-vos algo dos Seus sinais? Sabei que nisto há sinais para o perseverante, agradecido." (Alcorão 31:31)

"Isto provém da graça de meu Senhor, para verificar se sou grato ou ingrato." (Alcorão 27:40)

"Se Me agradecerdes, multiplicar-vos-ei; se Me desagradecerdes, sem dúvida que o Meu castigo será severíssimo." (Alcorão 14:7)

As bênçãos de Deus não podem ser contadas. Ele nos criou a partir do nada e nos abençoou com a vida, visão, audição, fala e intelecto para que possamos refletir e mostrar gratidão a Ele.

3. Veracidade

Deus aprecia veracidade, não só com os outros, mas consigo próprio também. Quando o Caminho Reto torna-se evidente, deve-se ser verdadeiro consigo mesmo e abraçá-lo.

"Deus dirá: 'Este é o dia em que a lealdade dos verazes ser-lhes-á profícua.'" (Alcorão 5:119)

"Deus recompensa os verazes, por sua veracidade, e castiga os hipócritas como Lhe apraz; ou então os absolve. Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo." (Alcorão 33:24)

4. Buscar o prazer de Deus

"Pelo qual Deus conduzirá aos caminhos da salvação aqueles que procurarem a Sua complacência e, por Sua vontade, tirá-los-á das trevas e os levará para a luz, encaminhando-os para a senda reta (monoteísmo islâmico)." (Alcorão 05:16) Significando que Deus guiará a Ele quem realmente busca por Ele e pela Sua aceitação.

Atos que tornam alguém indigno de orientação

Da mesma forma, existem características e atos que não agradam a Deus e que são razões para alguém não ser guiado.

1. Não acreditar Nele e Seus sinais

Ser obstinado em aceitar a senda reta. "De fato, Deus não orienta os incrédulos." (Alcorão 5:67)

2. Transgressão

Aqueles que conscientemente e intencionalmente cometem transgressão e injustiça. "De fato, Deus não orienta os malfeitores." (Alcorão 2:258)

"E Deus não orienta os rebeldes desobedientes." (Alcorão 5:108)

3. Mentir

"Deus certamente não orienta quem persistir na mentira e na descrença." (Alcorão 39:3)

4. Esbanjamento excessivo

"De fato, Deus não encaminha aquele que é um é transgressor, mentiroso."  (Alcorão 40:28)

5. Arrogância

"Afastarei dos Meus versículos aqueles que se envaidecem sem razão, na terra e, mesmo quando virem todo o sinal, nele não crerão; e, mesmo quando virem a senda da retidão, não a adotarão por guia. Em troca, se virem a senda do erro, tomá-la-ão por guia. Isso porque rejeitaram os Nossos sinais e os negligenciaram." (Alcorão 7:146)

"Na verdade, Ele (Deus) não gosta do arrogante." (Alcorão 16:23)

"E no dia em que os incrédulos forem colocados perante o fogo, (ser-lhes-á dito): Aproveitastes e gozastes os vossos deleites na vida terrena! Hoje, porém, sereis retribuídos com o afrontoso castigo por vosso ensoberbecimento e depravação na terra." (Alcorão 46:20)

O Homem não era nada mais que um pequeno embrião e não tem direito de ser arrogante. Foram a arrogância e a inveja que levaram à queda de Satanás.

O arrependimento está aberto a todos

Todas as pessoas cometem falhas, pecados e erros, e enquanto se estiver vivo, nunca é tarde demais para se arrepender sinceramente a Deus e se voltar para Ele. O Profeta Muhammad, que a misericórdia e as bênçãos de Deus estejam sobre ele, disse: "Deus está mais satisfeito com o arrependimento de Seu servo do que qualquer um de vocês ao encontrar seu camelo perdido no deserto." [1]

"Dize: Ó servos meus, que se excederam contra si próprios, não desespereis da misericórdia de Deus; certamente, Ele perdoa todos os pecados, porque Ele é o Indulgente, o Misericordiosíssimo." (Alcorão 39:53)

 


Notas de rodapé:

[1] Saheeh Bukhari, Livro nº 75, Hadith # 321.

 

https://www.islamreligion.com/pt/articles/11340/orientacao-no-isla/

Hierarquia do Artigo:
Artigos Os Benefícios do Islã Orientação no Islã


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2019. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2019 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo