Bem-vindo ao Centro Islâmico Brasileiro - Últimos Artigos: O Estatuto da Família no Islam - Ensinamentos islâmicos sobre o controle de doenças contagiosas - Causas da apatia na fé e como remediar - O Pecado e Seus Efeitos em Quem os Comete - O que fazer quando a fé em seu coração está esmorecendo? - Significado da crença em al-Qadar (a vontade e o decreto divinos) - Os Profetas são Iguais? - A virtude de fazer muitos jejuns voluntários no mês de Muharram - Qual a virtude do mês de Muharram? - A facilidade para se converter ao Islam - A Realidade da Crença nos Mensageiros - O verdadeiro significado de ‘ubudiyah (verdadeira submissão a Allah) - Adoração é amor e veneração, não é oneroso ou difícil - Capítulo 106, Coraix (Os Coraixitas) - Capítulo 63, versículos 9-11: Não se torne um dos perdedores -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).


Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

Os Profetas são Iguais?
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

 

Os louvores são para Allah.
Todas as pessoas foram criadas por Allah e são Seus escravos; Seu é o poder e o comando da eternidade e para a eternidade. Allah, em Sua infinita sabedoria, decretou que Ele deveria selecionar alguns de Seus anjos e preferir uns a outros, assim como Jibril (Gabriel), Mika’il, Israafil, Maalik, Radwaan etc, que têm um estatuto mais alto que outros. E Ele, em sua sabedoria e justiça, decretou que deveria selecionar alguns dos filhos de Adam e preferir uns sobre outros, então, eles possuem um estatuto e posição melhores. Como Allah diz (interpretação do significado):

"Allah escolhe Mensageiros, entre os anjos e os homens. Por certo, Allah é Oniouvinte, Onividente." [al-Hajj 22:75]

"Dentre Mensageiros, preferimos uns a outros. Dentre eles, há aquele a quem Allah falou; e a algum deles Ele elevou em escalões..." [al-Baqarah 2:253]

Allah nos diz que Ele escolhe e seleciona estes Mensageiros dentre a humanidade. Após mencionar alguns dos Profetas e Mensageiros, Ele diz (interpretação do significado):

"E a alguns de seus pais, e de sua descendência, e de seus irmãos. E Nós os elegemos e os guiamos a uma senda reta." [al-An’aam 6:87]

E Allah diz (interpretação do significado):

"E Allah preferiu alguns de vós a outros, na repartição do sustento..." [al-Nahl 16:71]

Em Sua sabedoria decretou que Adam (que a paz esteja sobre ele) deveria ser o pai da humanidade, e Sua sabedoria, misericórdia e justiça decretou que dentre a descendência de Adam Ele deveria selecionar a elite dos Mensageiros e Profetas – que a paz e bênçãos estejam sobre eles e sobre o nosso Profeta. Dentre estes os quais Ele escolheu e preferiu sobre outros estavam os Mensageiros de grande força de vontade (ou dotados de firmeza) [Ulu’l-‘Azm, veja al-Ahqaaf 46:35], citando por nomes, Muhammad, Ibraahim, Nuh, Mussa e ‘Isaa ibn Maryam, que a melhor das bênçãos e paz estejam sobre todos eles. E Ele escolheu e favoreceu sobre eles todos, o seu líder, o Mensageiro final, nosso Profeta Muhammad ibn ‘Abd-Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele). Ele é, realmente, o líder dos filhos de Adam, sem ostentação. Ele carregará o estandarte e lhe será dado o poder da intercessão [no dia da Ressurreição]. Ele é aquele que possuirá al-maqaam al-mahmud (a Posição Louvável) no Paraíso, a qual será concedida a somente uma pessoa, e essa pessoa será nosso Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele). Além disso, Allah fez uma aliança e promessa com todos os Profetas de que se Muhammad (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) fosse enviado durante o tempo de vida de qualquer um de todos os Profetas eles seriam obrigados a segui-lo (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele), e deixar para trás o que eles tinham trazido e seguir o que nosso Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) trouxe. Como Allah diz (interpretação do significado):

"E quando Allah firmou a aliança com os profetas: "Seja o que for que Eu vos haja concedido, de Livro e de Sabedoria, se, em seguida, vos chegar um Mensageiro, confirmador do que está convosco, deveis nele crer e deveis o socorrer." Ele disse: "Reconheceis e firmais o Meu compromisso com isso?" Disseram: "Reconhecemos." Ele disse: "Então, testemunhai, e sou convosco, entre as testemunhas. E quem, depois disso, volta as costas, esses são os perversos." [Aal-Imraan 3:81-82]

O Profeta (que a paz e bênçaos de Allah estejam sobre ele) disse para Umar ibn al-Khattaab (que Allah esteja satisfeito com ele): "Por Allah, se meu irmão Mussa estivesse vivo, ele não teria escolha senão seguir-me."

E quando o Messias Issa ibn Maryam (que a paz esteja sobre ele) retornar ao final dos tempos, ele virá para governar de acordo com a shariah de Muhammad (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele), e ele seguirá Muhammad (que a paz e bânçãos de Allah estejam sobre ele).

Tudo mencionado acima se refere ao estatuto deles perante Allah. Em relação à religião deles, é uma religião só, pois eles chamaram as pessoas para crer em um Deus Único, Allah (Tawhid) e devotar-se em adoração sinceramente a Ele somente. Em relação às leis, cada um deles tinha a sua própria lei, a qual era para seu povo somente. Allah diz (interpretação do significado):

"Para cada um de vós, fizemos uma legislação e um plano" [al-Maa’idah 5:48] Mas, o caminho (shariah) do nosso Profeta Muhammad (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) é a mais perfeita, a melhor, a mais completa e a mais amada por Allah; ele extinguiu todas a leis que vieram antes. Sem dúvida alguma, os Profetas diferem em seu estatuto, e eles estão em vários níveis. Os melhores deles, como mencionado acima, são os cinco Mensageiros dotados de firmeza (Ulu’l-‘Azm), e melhor dentre eles é o Selo dos Profetas, Muhammad (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele).

Em relação aos ahadith sahiha (relatos autênticos), "não prefira a mim sobre Yunus ibn Mattaa" e "Por Aquele que escolheu Mussa sobre toda a criação" – isto indica a imensa humildade do Profeta (que a Paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) quando falava de seus irmãos, os Mensageiros. Mas ele é, sem dúvida alguma, o melhor deles todos, pois ele os liderou em oração no Bait al-Maqdis (Jerusalém) na noite de Israa (viagem noturna). Ele será o líder dos filhos de Adam no Dia da Ressurreição, e ele é o único dentre os Mensageiros a quem será garantido o poder da intercessão naquele Dia. Ele (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) é quem disse: "Dentre os filhos de Adam, Allah escolhe os Quraish; dentre os Quraish Ele escolhe Kinaanah; dentre os Kinaanah Ele escolhe Bani Haashim; e dentre os Bani Haashim Ele escolhe a mim." Ele (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) é O Escolhido (al-Mustafaa) dentre toda a humanidade.

E Allah sabe mais.

 

https://islamqa.info/pt/categories/very-important/2/answers/7459/os-profetas-sao-iguais

Hierarquia do Artigo:
Artigos Histórias dos Profetas Os Profetas são Iguais?


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2019. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2019 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo