Bem-vindo ao Centro Islâmico Brasileiro - Últimos Artigos: Vontade e Decreto Divino - Condições das boas ações - Reflexão sob a visão do Islam - Como lidar com o vício das drogas? - Relações via Internet - Evidências para a validade do Islam - Razões detalhadas para o castigo no túmulo - Qual é o significado de Tawhid ? - Um recém convertido deve aprender todas as regras de uma só vez? - A Sabedoria por trás das Calamidades - A alegria dos crentes em encontrar Allah - Regra sobre a Crença na Reencarnação - A evidência de que Allah está acima de sua criação e sobre os céus - As Condições de Laa ilaaha illa-Allah - Dificuldades de uma menina cristã que deseja entrar no Islam -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).


Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

Qual é o significado de Tawhid ?
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

https://www.rattilonline.com/wp-content/uploads/tawheed-1.jpg

 

Todos os Louvores são para Allah e que as bênçãos e a paz estejam com Seu Mensageiro e Profeta Escolhido.

Tawhid, em árabe, significa atribuir Unicidade a Allah e descrevê-lo como sendo Um e Único, sem parceiros ou associados em Sua Essência e Atributos.

Os árabes dizem waahid, ahad e wahiid, todos significam um. Allah é Waahid, o que significa que ele não tem parceiros ou associados de qualquer forma. Então, Tawhid significa saber que Allah é Um, sem ninguém igual a Ele. Quem não reconhece Allah nestes termos e não O descreve como sendo Um, sem nenhum parceiro ou associado, não acredita no Tawhid.

De acordo com a definição shar'i de Tawhid, que significa acreditar somente em Allah como Deus e Senhor e atribuir somente a Ele todos os atributos de Divindade e Soberania.

Isso pode ser definido da seguinte forma: Acreditar que Allah é Um sem nenhum parceiro ou associado em Sua Soberania (Rububiyyah), Divindade (uluhiyyah) ou nomes e atributos (al-Asma' wa'l-Sifaat).

Esta palavra (Tawhid) e seus derivados são usados com este significado no Alcorão e na Sunnah. Por exemplo:

Allah diz (interpretação do significado):

"Dize (Ó Muhammad): Ele é Allah, (o) Único [Ahad]. Allah us Samad [Allah – o Auto Suficiente Mestre, de Quem todas as criaturas precisam, (Ele não come nem bebe)]. Não gerou, nem foi gerado. E não há nenhum igual ou comparável a Ele" [al-Ikhlaas 112:1-3]

"E vosso Deus (Allah) é Único. Não existe deus senão Ele – La ilaha illa Huwa (não há ninguém que tenha o direito de ser adorado senão Ele) O Misericordioso, O Misericordiador." [al-Baqarah 2:163]

"Com efeito, são renegadores da Fé os que dizem: 'Por certo, Allah é o terceiro de três.' E não há deus senão um Deus Único. E, se não se abstiverem do que dizem, em verdade, doloroso castigo tocará os que, entre eles, renegam a Fé." [al-Maa'idah 5:73]

E há muitos versos semelhantes.

Em Sahih al-Bukhari (7372) e Sahih Muslim (19) é narrado que Ibn 'Abbaas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Quando o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) enviou Mu'aadh ibn Jabal para o Iêmen, disse-lhe: "você está indo para pessoas que pertencem ao Povo do Livro, então a primeira coisa a fazer é chamá-los a crer somente em Allah (Tawhid). Se aceitarem, então, diga-lhes que Allah ordenou-lhes cinco orações a cada dia e noite. Se orarem, diga-lhes que Allah ordenou-lhes pagar o zakaah de suas riquezas, a ser tomado de seus ricos e dado a seus pobres. Se concordarem nisto, então, tome-o, mas evite tomar o melhor da riqueza das pessoas."

Em Sahih Muslim é narrado que Ibn 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) disse que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "O Islam é construído sobre cinco (pilares): a crença de que Allah é Único, a oração regular, o pagamento do zakaah, o jejum no Ramadan e o Hajj."

O que se entende por Tawhid em todos estes textos é afirmação do significado do testemunho de que não há outro deus senão Allah e que Muhammad é o Mensageiro de Allah – que é a essência da religião do Islam pela a qual Allah enviou o Seu Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), baseado nas evidências das palavras do Alcorão e da Sunnah. Em algumas versões do hadith de Mu'aadh citado acima é dito: "Você irá às pessoas que pertencem ao Povo do Livro, então quando chegar a eles, chame-os a testemunhar que não há outro deus além de Allah e que Muhammad é o Mensageiro de Allah". Narrado por al-Bukhari, 1492.

De acordo com outra versão do hadith de Ibn 'Umar: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "O Islam é construído sobre cinco (pilares): o testemunho de que não há outro deus exceto Allah, e que Muhammad é Seu servo e Mensageiro..." Narrado por Muslim, 16.

Isso indica que Tawhid é a essência do testemunho que não há divindade além de Allah e que Muhammad é o Mensageiro de Allah. Que este é o Islam com o qual Allah enviou o Seu Profeta para as duas raças, a humanidade e os gênios (jinn), de modo que Allah não aceitará de ninguém qualquer outra religião, exceto esta.

Allah diz (interpretação do significado):

"Por certo, a religião, perante Allah, é o Islam." [Aal 'Imraan 3:19]

"E quem quer que almeje outra religião, que não seja o Islam, jamais será aceita e, no outro mundo, essa pessoa contar-se-á entre os desventurados." [Aal 'Imraan 3:85]

Uma vez entendido isto, convém notar que os sábios dividiram o Tawhid em três categorias, tal como descrito abaixo:

Tawhid al-Rububiyyah  (Unicidade da Soberania Divina), Tawhid al-Uluhiyyah  (Unicidade da Divindade) e Tawhid al-Asma' wa'l-Sifaat (Unicidade dos Nomes e Atributos Divinos).

Tawhid al-Rububiyyah (Unicidade da Soberania Divina): significa acreditar em Allah como Um e Único em relação a suas ações, como a criação, a soberania, o controle, dar a vida e a morte, etc.

Há muitas evidências que apoiam isso no Alcorão e na Sunnah. Consulte a pergunta número 13532 para aprender um pouco disso.

Quem acredita que existe um criador além de Allah, ou qualquer soberano que controla o universo e cuida de seus assuntos, exceto Allah, nega este aspecto do Tawhid e desacredita em Allah.

Os antigos incrédulos aceitaram este aspecto do Tawhid, em termos gerais, embora diferissem em alguns detalhes. A evidência que eles o aceitaram pode ser achada em muitos versículos do Alcorão, como nos seguintes (interpretação do significado):

"E se lhes perguntas: Quem criou os céus e a terra e submeteu o sol e a lua? Eles certamente responderão: Allah! Então, por que se retraem (como politeístas e incrédulos)?" [al-'Ankabut 29:61]

"E se lhes perguntas: Quem faz descer a água do céu e com ela vivifica a terra, depois de haver sido árida? Certamente respondem-te: Allah! Dize: Todos os Louvores são Allah! Porém, a maioria é insensata." [al-'Ankabut 29:63]

"E se lhes perguntas quem os criou, certamente dirão: Allah! Como, então, se desencaminham (da adoração a Allah, Que os criou)?" [al-Zukhruf 43:87]

Nestes versos, Allah afirma que os incrédulos dizem que Ele é o Criador, o Soberano e Controlador, mas, apesar disso, não adoram a Ele somente (Tawhid de adoração), o que indica a gravidade do seu erro e de suas mentiras, e a fraqueza de seu raciocínio. Porque se há apenas Um Deus descrito nestes termos, ninguém deve ser adorado exceto Ele, e ninguém deve ser descrito como sendo um e único, exceto Ele; Glorificado seja Allah sobre tudo quanto Lhe associam.

Portanto, aquele que afirma o Tawhid no seu verdadeiro sentido deve, inevitavelmente, também afirmar a Unicidade da Divindade de a Allah (Tawhid al-Uluhiyyah).

Tawhid al-Uluhiyyah significa entregar todos os atos de adoração, interna e externa, em palavras e atos, a Allah somente, e não adorar nada nem ninguém, exceto Allah, não importa quem seja. Allah diz (interpretação do significado):

"E teu Senhor decretou que não adoreis senão a Ele" [al-Isra' 17:23]

"E adorai a Allah e nada Lhe associeis (em adoração)." [al-Nisa' 4:36]

Isso pode ser descrito como a entrega de todos os atos a Allah somente.

Isso é chamado de Tawhid al-Uluhiyyah porque se baseia na ta'alluh Lillaah que é adoração e devoção a Allah, acompanhada por amor e veneração.

É também chamado de Tawhid al-'Ibaadah (Unicidade da Adoração), porque isso significa que a pessoa adora a Allah fazendo o que Ele ordenou a fazer, e abstendo-se do que Ele proibiu.

É também chamado de Tawhid al-Talab wa'l-Qasd wa'l-Iraadah  (Unicidade do Objetivo, do Propósito e da Vontade) porque significa que a pessoa não procura nada além da Face de Allah, então, adora-O com sinceridade.

Este é o tipo de Tawhid que se refere às pessoas perdidas, é por isso que os profetas foram enviados e os Livros revelados. Este é o propósito para a qual o universo foi criado e as leis ordenadas. Em relação a isto surgiram disputas entre os Profetas e os seus povos, de modo que os desobedientes foram condenados e os crentes foram salvos.

Quem se desviou em relação a este Tawhid, tal como em adorar algo ou alguém além de Allah, está fora dos limites do Islam, e longe da crença verdadeira. Que Allah nos proteja disto.

Com relação ao Tawhid al-Asma' wa'l-Sifaat (Unicidade nos Nomes e Atributos Divinos), refere-se ao fato de afirmar os nomes e atributos de Allah e acreditar que não há ninguém semelhante a Allah em Seus nomes e atributos. Este Tawhid é baseado em dois princípios:

1 – A afirmação do que Allah disse sobre Si mesmo em seu livro, ou que Seu Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) afirmou de Seus belos nomes e atributos sublimes de maneira adequada à Majestade e à Grandeza de Allah sem distorcê-los, mudar seus significados, negar sua realidade ou questioná-los.

2 – A negação: ou seja, negar que a Allah tem falhas e negar qualquer defeito que Ele mesmo negou. A evidência disto é encontrada nas palavras de Allah (interpretação do significado):

"Nada se assemelha a Ele, e é o Oniouvinte, o Onividente." [Al-Shoora 42:11]

Portanto, Ele negou qualquer semelhança com a Sua criação, e Ele afirmou que tem atributos de perfeição, da maneira que Lhe convém, Glorificado seja Allah.

Veja al-Hujjah fi Bayaan al-Mahajjah, 1/305; Lawaami' al-Anwaar al-Bahiyyah, 1/57.

 

https://islamqa.info/pt/answers/49030/o-significado-de-tawhid-e-suas-categorias

Hierarquia do Artigo:
Artigos Crenças do Islã Qual é o significado de Tawhid ?


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2019. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2019 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo