Bem-vindo ao Centro Islâmico Brasileiro - Últimos Artigos: O Estatuto da Família no Islam - Ensinamentos islâmicos sobre o controle de doenças contagiosas - Causas da apatia na fé e como remediar - O Pecado e Seus Efeitos em Quem os Comete - O que fazer quando a fé em seu coração está esmorecendo? - Significado da crença em al-Qadar (a vontade e o decreto divinos) - Os Profetas são Iguais? - A virtude de fazer muitos jejuns voluntários no mês de Muharram - Qual a virtude do mês de Muharram? - A facilidade para se converter ao Islam - A Realidade da Crença nos Mensageiros - O verdadeiro significado de ‘ubudiyah (verdadeira submissão a Allah) - Adoração é amor e veneração, não é oneroso ou difícil - Capítulo 106, Coraix (Os Coraixitas) - Capítulo 63, versículos 9-11: Não se torne um dos perdedores -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).


Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

Qual a virtude do mês de Muharram?
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

 

Todos os louvores são para Allah, o Senhor dos mundos, e que a paz e as bênçãos estejam sobre nosso Profeta Muhammad, o Selo dos Profetas e Líder dos Mensageiros, e sobre toda a sua família e companheiros. Continuando:

O mês de Allah, Muharram, é um grande e abençoado mês. É o primeiro mês do ano hijri (calendário islâmico) e é um dos meses sagrados, a respeito do qual Allah diz (interpretação do significado):

"Por certo, o número dos meses, junto de Allah, é de doze meses, conforme está no Livro de Allah, desde o dia em que Ele criou os céus e a terra. Quatro deles são sagrados (o 1°, 7°, 11° e 12° do calendário islâmico). Essa é a religião reta. Então, não sejais, neles, injustos com vós mesmos..."

[Surah at-Tawbah 09:36].

Foi narrado de Abu Bakr (que Allah esteja satisfeito com ele) do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): "...O ano possui doze meses, dos quais quatro são sagrados: três meses consecutivos, Dhul-Qa 'dah, Dhul-Hijjah e Muharram, e Rajab Mudara que vem entre Jumaada e Sha'baan. "

Narrado por al-Bukhari (2958).

Muharram é assim chamado porque é um mês sagrado (muharram); isto enfatiza ainda mais a sua sacralidade.

As palavras de Allah (na interpretação do significado): "Então, não sejais, neles, injustos com vós mesmos" [Surah at-Tawbah 9:36] significam: (não sejais injustos) nestes meses sagrados, porque isso é um pecado maior do que em outras ocasiões.

Foi narrado que Ibn 'Abbaas disse, sobre as palavras de Allah “Então, não sejais, neles, injustos com vós mesmos" [Surah at-Tawbah 9:36]: (O comando não sejais injustos convosco) aplica-se em todos os meses, então Allah destacou quatro meses e os fez sagrados, e enfatizou sua sacralidade, e Ele tornou mais grave o pecado durante estes meses, e Ele tornou as boas obras e as recompensas ainda maiores. Qataadah disse, sobre as palavras "não sejais, neles, injustos com vós mesmos": a transgressão durante os meses sagrados é mais séria e incorre em um maior peso do pecado em relação aos outros meses. Transgressão é um assunto sério, em qualquer circunstância, mas Allah faz o que quer para que Seus comandos carreguem mais peso. E ele disse: Allah escolheu elites dentre Sua criação: dentre os anjos, Ele escolheu Mensageiros; dentre a humanidade, Ele escolheu Mensageiros; dentre discursos, Ele escolheu Sua lembrança (dhikr); dentre os espaços na terra, Ele escolheu as mesquitas; dentre os meses, Ele escolheu Ramadan e os meses sagrados; dentre os dias, Ele escolheu a sexta-feira (Jumu'ah); e dentre as noites, Ele escolheu a Lailat al-Qadr. Então, venere aquilo que foi escolhido por Allah, pois as pessoas de compreensão e sabedoria respeitam o que tem sido escolhido por Allah.

Fim de citação de Tafsir Ibn Kathir (que Allah tenha misericórdia dele), comentário sobre Surah at-Tawbah, versículo 36

A virtude de observar bastante jejum naafil (voluntário) durante o mês de Muharram:

Foi narrado que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "O melhor jejum, depois do Ramadan, é no mês de Allah, Muharram"

Narrado por Muslim (1982).

A frase "o mês de Allah (Shahru-llahi)" é indicativo da veneração que este mês merece, pois é atribuído a Allah (em um genitivo ou idaafah). Al-Qaari disse: O que parece ser o caso é que significa ser todo o mês de Muharram.

Mas está provado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não jejuava qualquer mês na íntegra, afora o Ramadan. Portanto, este hadith deve ser entendido no sentido de que é encorajado jejuar bastante durante o mês de Muharram, não jejuar o mês inteiro.

Está provado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) jejuou muito durante Sha'baan, e talvez a virtude de Muharram não havia sido revelada até o final de sua vida, antes que ele fosse capaz de jejuar durante este mês.

Sharh an-Nawawi 'ala Sahih Muslim

Allah escolhe o que deseja quanto ao tempo e lugar

Al-'Izz ibn 'Abd as-Salaam (que Allah tenha misericórdia dele) disse: A superioridade de tempos e lugares é de dois tipos, a primeira delas é em termos mundanos, e a segunda em termos religiosos ou espirituais, por causa do que Allah concede a Seus servos nesses momentos e nos lugares de maior recompensa para ações, como maior virtude do jejum do Ramadan sobre o jejum em outros meses ou no dia da ‘Ashura. Esta virtude do jejum é devida à generosidade e bondade de Allah para com Seus servos durante o mesmo.

Qawaa'id al-Ahkaam (1/38)

Que Allah envie bênçãos sobre nosso Profeta Muhammad, toda a sua família e seus companheiros.

 

https://islamqa.info/pt/answers/204142/virtude-do-mes-de-allah-muharram

Hierarquia do Artigo:
Artigos Adoração e Prática Qual a virtude do mês de Muharram?


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2019. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2019 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo