Bem-vindo ao Centro Islâmico Brasileiro - Últimos Artigos: Vontade e Decreto Divino - Condições das boas ações - Reflexão sob a visão do Islam - Como lidar com o vício das drogas? - Relações via Internet - Evidências para a validade do Islam - Razões detalhadas para o castigo no túmulo - Qual é o significado de Tawhid ? - Um recém convertido deve aprender todas as regras de uma só vez? - A Sabedoria por trás das Calamidades - A alegria dos crentes em encontrar Allah - Regra sobre a Crença na Reencarnação - A evidência de que Allah está acima de sua criação e sobre os céus - As Condições de Laa ilaaha illa-Allah - Dificuldades de uma menina cristã que deseja entrar no Islam -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).


Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

Vontade e Decreto Divino
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

https://images-wixmp-ed30a86b8c4ca887773594c2.wixmp.com/f/91dda5fd-93d0-4124-abe4-50bdf8e54899/dd4ckeu-b7542693-78c3-40bd-b47d-81576511ab04.jpg?token=eyJ0eXAiOiJKV1QiLCJhbGciOiJIUzI1NiJ9.eyJzdWIiOiJ1cm46YXBwOiIsImlzcyI6InVybjphcHA6Iiwib2JqIjpbW3sicGF0aCI6IlwvZlwvOTFkZGE1ZmQtOTNkMC00MTI0LWFiZTQtNTBiZGY4ZTU0ODk5XC9kZDRja2V1LWI3NTQyNjkzLTc4YzMtNDBiZC1iNDdkLTgxNTc2NTExYWIwNC5qcGcifV1dLCJhdWQiOlsidXJuOnNlcnZpY2U6ZmlsZS5kb3dubG9hZCJdfQ.FOa7GQ3PqjwRTNykSCBxZD97hWNqntncwbS93_dZI18

 

Poderíamos falar muitas coisas sobre a visão Islâmica da Vontade Divina e do Decreto Divino, mas para proporcionar um melhor entendimento do assunto, vamos começar com uma visão geral do tema, em seguida, explicaremos, tanto quanto o espaço permitir, pedindo a Allah para assim nos ajudar e para aceitar os nossos esforços.

Note-se que o que se entende pela crença em al-qada' (Vontade Divina) é: a convicção de que tudo o que acontece neste universo acontece pela vontade e decreto de Allah.

A crença em al-qadar (no Decreto Divino) é o sexto pilar da fé, e ninguém tem sua fé completa sem esta crença. Em Sahih Muslim (8) é narrado que Ibn 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) ouviu falar que algumas pessoas estavam negando al-qadar. Ele disse: "Se eu me encontrar com essas pessoas dir-lhes-ei que não tenho nada a tratar com eles e eles não têm nada a ver comigo. Por Aquele por Quem 'Abd-Allah ibn 'Umar jurou, se um deles tivesse ouro equivalente ao Monte Uhud e o oferecesse, Allah não aceitaria, a menos que ele acreditasse em al-qadar."

Devemos também observar que a crença em al-qadar não é válida, a menos que você creia nos quatro aspectos da al-qadar, que são os seguintes:

1 – A crença em que Allah conhece todas as coisas, em termos gerais e em detalhe, de eternidade a eternidade. Nem um único átomo é desconhecido por Ele nos céus ou na terra.

2 – A crença em que Allah decretou todas as coisas em al-Lawh al-Mahfuz, cinquenta mil anos antes de Ele criar os céus e a terra.

3 – A crença em que a vontade de Allah é irresistível e Seu decreto é abrangente, de modo que nada acontece neste universo, bom ou mau, que não seja por Sua vontade.

4 – A crença em que tudo o que existe foi criado por Allah. Ele é o Criador de todos os seres e o Criador de seus atributos e ações, como ele diz (interpretação do significado):

"Esse é Allah, vosso Senhor. Não existe deus senão Ele, Criador de todas as cousas: então, adorai-O. E Ele, sobre todas as cousas, é Patrono." [al-An'aam 6:102]

A crença correta em al-qadar também envolve acreditar no seguinte:

Que o indivíduo tem livre arbítrio por meio do qual ele age, como Allah diz (interpretação do significado):

"Para quem, dentre vós queira ser reto." [al-Takwir 81:28]

"Allah não impõe a alma alguma senão o que é de sua capacidade." [al-Baqarah 2:286]

Que a vontade e habilidade de uma pessoa não operam fora da vontade e decreto de Allah, que é Quem lhe deu essa habilidade e fê-lo capaz de distinguir (entre o bem e o mal) e fazer a sua escolha, como Ele diz (interpretação o significado):

"Mas não o querereis, a não ser que Allah, O Senhor dos mundos, o queira."

[al-Takwir 81:29]

Al-qadar é o plano de Allah para a Sua criação. Temos conhecimento e cremos no que Ele tem nos mostrado a esse respeito, e cremos e aceitamos o que Ele tem ocultado de nós. Não argumentamos com a Allah acerca de Suas ações e decisões com nossas mentes e compreensão limitadas, pois cremos na completa justiça e sabedoria de Allah, e acreditamos que Ele, Louvado e Glorificado seja, não deve ser questionado sobre o que faz.

Este é um resumo da crença das primeiras gerações a respeito deste importante tema. A seguir vamos discutir alguns pontos mais detalhadamente, pedindo a Allah para nos guiar a dizer a coisa certa:

1 – O significado de al-qada' wa'l-qadar em árabe:

A palavra qada' significa perfeição e conclusão, e a palavra qadar significa avaliar e planejar.

2 – Definição de al-qada' wa'l-qadar na terminologia islâmica:

Qadar significa o decreto de Allah sobre todas as coisas desde a eternidade, e Seu conhecimento do que eles virão a passar nos momentos que são conhecidos por Ele, e da maneira específica que Ele desejou e decretou. Tudo irá acontecer da maneira que está destinado e com os objetivos para os quais foram criados.

3 – Existe alguma diferença entre al-qada' e al-qadar?

Alguns dos estudiosos disseram que há uma diferença entre al-qada' e al-qadar, mas talvez a visão mais correta seja a de que não há diferença de significado entre al-qada' e al-qadar, e que cada um deles aponta para o significado do outro. Não há nenhuma evidência clara no Qur’an ou na Sunnah que indicam que há diferença entre eles. Os estudiosos concordam que uma pode ser aplicada à outra, mas deve-se notar que, geralmente, a palavra qadar é mais usada nos textos do Alcorão e Sunnah, o que indica que devemos acreditar neste pilar. E Allah sabe mais.

4 – O status da crença no al-qadar no Islam:

A crença em al-qadar é um dos seis pilares da fé que foram mencionados nas palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) quando Jibril (que a paz esteja com ele) perguntou-lhe sobre a fé (iman). Ele disse: "É a acreditar em Allah, Seus anjos, Seus Livros, Seus Mensageiros, no Dia do Juízo, e acreditar no decreto e na vontade Divina (al-qadar) seja bom ou ruim." Narrado por Muslim, 8. Al-qadar também é mencionado no Alcorão, onde Allah diz (interpretação do significado):

"Em verdade, criamos todas as coisas predestinadamente (Pré-ordenamentos Divinos de todas as coisas antes de sua criação como está escrito no Livro dos Decretos Al-Lawh Al-Mahfuz)." [al-Qamar 54:49]

"Os desígnios de Allah são de ordem irrevogável." [al-Ahzab 33:38]

5 – Aspectos da crença no al-qadar:

Note que Allah o ajuda a fazer o que Lhe agrada, a crença em al-qadar não pode ser completa até que você acredite nos quatro aspectos dessa doutrina, a seguir:

a) O Conhecimento: esta é a crença de que o conhecimento de Allah abrange todas as coisas e nem mesmo um único átomo no céu ou na terra está fora do Seu conhecimento. Allah conhecia toda a Sua criação antes de tê-la criado. Ele sabia o que fariam por meio de Seu conhecimento antigo e eterno. Há uma grande quantidade de evidências que apontam para isso, como os versos em que Allah diz (interpretação do significado):

"Ele é Deus; não há mais divindade além d'Ele, conhecedor do cognoscível e do incognoscível. Ele é o Clemente, o Misericordiosíssimo."

[al-Hashr 59:22]

"e que Deus tudo abrange, com a Sua onisciência."

[al-Talaq 65:12]

b) As Escrituras: esta é a crença de que Allah escreveu os decretos relativos a todos os seres criados em al-Lawh al-Mahfuz. A evidência  disso é o versículo no qual Ele diz (interpretação do significado):

"Ignoras, acaso, que Allah conhece o que há nos céus e na terra? Em verdade, isto está registrado no Livro (al-Lawh al-Mahfuz), Por certo é fácil para Allah." [al-Hajj 22:70]

E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Allah escreveu os decretos relativos a todos os seres criados, cinquenta mil anos antes que Ele criasse os céus e a terra." Narrado por Muslim, 2653.

c) A Vontade: esta é a crença de que tudo o que acontece neste universo acontece pela vontade de Allah. O que quer que Allah queira, acontece e tudo o que Ele não quer, não acontece. Nada existe fora de Sua vontade. A evidência  disso está nos versos onde Allah diz (interpretação do significado):

"E não digas a respeito de uma cousa: 'Por certo, fá-la-ei, amanhã.' Exceto se acrescentares: 'Se Allah quiser!'" [al-Kahf 18:23, 24]

"Mas não o querereis, a não ser que Allah, O Senhor dos mundos, o queira." [al-Takwir 81:29]

d) A Criação: esta é a crença de que Allah é o Criador de todas as coisas, incluindo as ações das pessoas. Nada acontece neste universo, sem que Ele determine, porque Ele diz (interpretação do significado):

"Allah é O Criador de todas as cousas." [al-Zumar 39:62]

"Enquanto Allah vos criou e ao que fazeis?" [al-Saffat 37:96]

E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Allah criou todo executor e tudo o que ele excuta." Narrado por al-Bukhari em Khalq Af'aal al-'Ibad (25) e por Ibn Abi 'Aasim em al-Sunnah (257 e 358); classificado como sahih por al-Albani, em al-Sahihah, 1637.

Sheikh Ibn Sa'di (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Assim como Allah é Aquele Quem os criou – as pessoas – Ele criou também aquilo, por meio do qual eles agem, ou seja, as suas capacidades e vontades, então, fazem suas várias ações de obediência e pecado por meio das habilidades e vontades que Allah criou. (al- Durrah al-Bahiyyah Sharh al- Qasidah al-Ta'iyyah, p. 18).

Advertência contra questionar a respeito de al-qadar com base no raciocínio (humano):

A crença em al-qadar é o verdadeiro teste da dimensão da crença de uma pessoa em Allah. É o verdadeiro teste de quanto a pessoa realmente conhece o seu Senhor e quais os resultados deste conhecimento, desta fé segura e sincera em Allah e Seus atributos de majestade e perfeição. Isso porque al-qadar suscita muitas interrogações para aquele que dá livre curso ao seu raciocínio para tentar compreendê-lo totalmente. Houve muitas controvérsias relativas à questão da al-qadar e muitas pessoas se envolveram em debates e má interpretação dos versos do Alcorão que mencionam al-qadar. De fato, os inimigos do Islam, em todas as eras, têm provocado confusão nas crenças dos Muçulmanos ao discutir a questão da al-qadar, provocando dúvidas sobre isso. Assim, ninguém pode ter fé firme e verdadeira, sem que conheça Allah por Seus belos nomes e atributos sublimes, submetendo-se aos Seus mandamentos com paz de espírito e confiança em seu Senhor. Nesse caso, não há dúvidas ou argumentos ilusórios que possam encontrar um caminho para o seu coração. Indubitavelmente, esta é a maior prova de que a crença em al-qadar é mais importante do que a crença nos outros pilares da fé, e que a mente humana não pode vir, de forma independente, a entender al-qadar, porque al-qadar é um dos mistérios de Allah em Sua criação; conhecemos, aceitamos e cremos no que quer que Allah nos tenha revelado em Seu Livro ou nos lábios de Seu Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), e acreditamos no que quer que nosso Senhor não nos tenha revelado, e acreditamos em Sua perfeita justiça e sabedoria, e que Ele não deve ser questionado sobre o que Ele faz, porém eles serão questionados.

E Allah sabe mais. Que Allah envie bênçãos e paz sobre Seu servo e profeta Muhammad e sobre sua família e companheiros.

Veja: A'lam al-Sunnah al-Manshurah, 147; al-Qada' wa'l-Qadar fi Daw' il-Kitab wa'l-Sunnah por Sheikh Dr. 'Abd al-Rahman al-Mahmoud; al-Iman bi'l-Qada' wa'l-Qadar por Sheikh Muhammad al-Hamd.

 

https://islamqa.info/pt/answers/49004/a-crenca-do-ahl-al-sunnah-relativo-a-al-qada-wal-qadar-vontade-e-decreto-divino

Hierarquia do Artigo:
Artigos Crenças do Islã Vontade e Decreto Divino


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2021. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2021 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo